As maiores missões espaciais a serem realizadas em 2023

Missões à Lua, amostras de asteroide e viagem à lua Europa... muitas coisas devem ocorrer em 2023.

Felipe Miranda
A nave Crew Dragon, da SpaceX, se aproxima da ISS. (Imagem: NASA).

2022 foi um ano em que muitas coisas ocorreram no âmbito espacial, como o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, novos avanços na exploração privada do espaço, a colisão da espaçonave Dart com um asteroide, além do planejamento de missões de longo prazo para a exploração do espaço nos próximos anos, que devem, logo, começar a ocorrer de maneira nunca antes vista.

Retorno das amostras do asteroide Bennu

Em outrubro de 2020, uma missão da NASA chamada de OSIRIS-REx coletou amostras do asteroide Bennu para trazê-las de volta à Terra. As análises laboratoriais das amostras devem mostrar aos cientistas diversas informações importantes sobre o passado e o desenvolvimento do sistema solar.

o rex approach
Imagem: NASA/Goddard/University of Arizona

O asteroide possui uma composição ainda bastante “pura” e, portanto, pode nos trazer a luz sobre como era a composição do sistema solar primitivo.

A previsão é que a sonda retorne à Terra em 23 de setembro de 2023.

Viagens tripuladas por SpaceX e Boeing

Para a SpaceX, já não é tanta novidade assim lançar pessoas ao espaço. O primeiro lançamento tripulado da empresa ocorreu em 2020, tirando enfim a dependência dos americanos da Rússia no lançamento de missões tripuladas. Em fevereiro de 2023, eles completam seu sexto lançamento para o Programa de Tripulação Comercial (CCP, na sigla em inglês) da NASA.

Boeings Starliner crew ship approaches the space station iss067e066735 cropped
Voo-teste não-tripulado da Starliner se aproxima da ISS. Imagem: Bob Hines/NASA

Já a Boeing fará seu primeiro voo tripulado ao espaço, que deve ocorrer à bordo da nave Starliner. O voo também faz parte do CCP e ocorrerá no mês de abril e será o último voo como teste, e marcará se a Boeing fará ou não voos regulares à ISS sob contratação da NASA. O voo, então, deve ser quase perfeito para classificar a empresa.

Corrida para a Lua

Em 2022, a China enviou algumas missões para a Lua. Em 2023, outros novos países, como a Índia, ingressarão nessa corrida, com o envio da nave Chandrayaan 3, que deve pousar próximo ao polo sul de nosso satélite natural. Em 2019, o pouso da missão Chandrayaan-2 não foi bem sucedido, e agora os indianos tentam a empreitada novamente.

GSLV Mk III M1 Chandrayaan 2 Lifting off 01
Decolagem da missão Chandrayaan-2 em 2019. Imagem: Indian Space Research Organisation

Os russos, que não vão à Lua desde a década de 1970, também pretender voltar ao satélite. Com uma continuação da antiga missão soviética Luna, agora com a Luna 25, os russos pretendem pousar nas proximidades da cratera Boguslawsky para estudar a exosfera polar da Lua.

Além disso, duas missões dos Estados Unidos estão previstas para os primeiros meses de 2023: o Nova-C da empresa Intuitive Machines e o Peregrine Lunar Lander, da Astrobotic Technology.

Rumo à Europa

Outra novidade para 2023 é que a Europa pretende visitar Europa, risos. E bom, eles vão realizar esse feito utilizando suco (juice, em inglês). Sem mais piadas, em abril de 2023, a Agência Espacial Europeia pretende lançar o JUICE (algo como Explorador de Luas Geladas de Júpiter, na tradução para o português).

JUICE1 small
Ilustração da espaçonave JUICE. Imagem: ESA

A sonda entrará na órbita de Júpiter apenas em 2031 e possui como alvos de estudo as três grandes luas de Júpiter: Europa, Ganimedes e Calisto. As coletas de dados sobre as três luas devem entrar em detalhes sem precedentes. A missão marcará a primeira vez que uma espaçonave orbita uma lua que não seja a nossa.

Starship vai à órbita

Sim, novamente a SpaceX aparece nessa lista, já que a empresa vem construindo um impressionante histórico na exploração privada do espaço.

Super heavy lift launch vehicles
Comparação dos maiores foguetes da história. O Starship é o maior deles. Imagem: Thorenn / Wikimedia Commons

Um dos projetos mais impressionantes da empresa é o Starship, uma gigante nave que fará o rápido transporte de pessoas entre pontos distantes do planta Terra e levará cargas enormes para Marte, ou cargas maiores ainda para a órbita da Terra e para a Lua. Ela será a maior nave da história, superando em muito o Saturn V, o foguete que levou o ser humano para a Lua nas missões Apollo.

Ainda sem data específica, a SpaceX deve lançar o Starship à órbita da Terra em meados de 2023.