Connect with us

Cosmos

As maiores missões espaciais a serem realizadas em 2023

Published

on

2022 foi um ano em que muitas coisas ocorreram no âmbito espacial, como o lançamento do Telescópio Espacial James Webb, novos avanços na exploração privada do espaço, a colisão da espaçonave Dart com um asteroide, além do planejamento de missões de longo prazo para a exploração do espaço nos próximos anos, que devem, logo, começar a ocorrer de maneira nunca antes vista.

Retorno das amostras do asteroide Bennu

Em outrubro de 2020, uma missão da NASA chamada de OSIRIS-REx coletou amostras do asteroide Bennu para trazê-las de volta à Terra. As análises laboratoriais das amostras devem mostrar aos cientistas diversas informações importantes sobre o passado e o desenvolvimento do sistema solar.

O asteroide possui uma composição ainda bastante “pura” e, portanto, pode nos trazer a luz sobre como era a composição do sistema solar primitivo.

Advertisement

A previsão é que a sonda retorne à Terra em 23 de setembro de 2023.

Viagens tripuladas por SpaceX e Boeing

Para a SpaceX, já não é tanta novidade assim lançar pessoas ao espaço. O primeiro lançamento tripulado da empresa ocorreu em 2020, tirando enfim a dependência dos americanos da Rússia no lançamento de missões tripuladas. Em fevereiro de 2023, eles completam seu sexto lançamento para o Programa de Tripulação Comercial (CCP, na sigla em inglês) da NASA.

Já a Boeing fará seu primeiro voo tripulado ao espaço, que deve ocorrer à bordo da nave Starliner. O voo também faz parte do CCP e ocorrerá no mês de abril e será o último voo como teste, e marcará se a Boeing fará ou não voos regulares à ISS sob contratação da NASA. O voo, então, deve ser quase perfeito para classificar a empresa.

Advertisement

Corrida para a Lua

Em 2022, a China enviou algumas missões para a Lua. Em 2023, outros novos países, como a Índia, ingressarão nessa corrida, com o envio da nave Chandrayaan 3, que deve pousar próximo ao polo sul de nosso satélite natural. Em 2019, o pouso da missão Chandrayaan-2 não foi bem sucedido, e agora os indianos tentam a empreitada novamente.

Os russos, que não vão à Lua desde a década de 1970, também pretender voltar ao satélite. Com uma continuação da antiga missão soviética Luna, agora com a Luna 25, os russos pretendem pousar nas proximidades da cratera Boguslawsky para estudar a exosfera polar da Lua.

Além disso, duas missões dos Estados Unidos estão previstas para os primeiros meses de 2023: o Nova-C da empresa Intuitive Machines e o Peregrine Lunar Lander, da Astrobotic Technology.

Advertisement

Rumo à Europa

Outra novidade para 2023 é que a Europa pretende visitar Europa, risos. E bom, eles vão realizar esse feito utilizando suco (juice, em inglês). Sem mais piadas, em abril de 2023, a Agência Espacial Europeia pretende lançar o JUICE (algo como Explorador de Luas Geladas de Júpiter, na tradução para o português).

A sonda entrará na órbita de Júpiter apenas em 2031 e possui como alvos de estudo as três grandes luas de Júpiter: Europa, Ganimedes e Calisto. As coletas de dados sobre as três luas devem entrar em detalhes sem precedentes. A missão marcará a primeira vez que uma espaçonave orbita uma lua que não seja a nossa.

Starship vai à órbita

Sim, novamente a SpaceX aparece nessa lista, já que a empresa vem construindo um impressionante histórico na exploração privada do espaço.

Advertisement

Um dos projetos mais impressionantes da empresa é o Starship, uma gigante nave que fará o rápido transporte de pessoas entre pontos distantes do planta Terra e levará cargas enormes para Marte, ou cargas maiores ainda para a órbita da Terra e para a Lua. Ela será a maior nave da história, superando em muito o Saturn V, o foguete que levou o ser humano para a Lua nas missões Apollo.

Ainda sem data específica, a SpaceX deve lançar o Starship à órbita da Terra em meados de 2023.

Advertisement
Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.