As 8 cidades mais antigas das Américas

Dominic Albuquerque
Havana, uma das cidades mais antigas das Américas. Imagem: Pixabay

As cidades mais antigas das Américas, no que diz respeito às que foram fundadas pelos europeus, são todas pertencentes ao período colonial da Espanha no continente. Os europeus chegaram às Américas em 1492, e pouco tempo depois começaram a fundar cidades.

Enquanto muitas delas pereceram, outras continuaram até os dias atuais. Ainda que os portugueses e outros povos também tenham colonizado as Américas, as cidades mais antigas pertenceram aos espanhóis, e a maior parte delas encontra-se em Cuba e na República Dominicana.

Cidades mais antigas das Américas

8. Havana, Cuba. 1519

cidade1
Imagem: Gideon/Flickr

Havana é uma das cidades mais antigas das Américas, uma das primeiras fundadas pelos europeus. Os espanhóis a fundaram em 1514, mas tiveram que mudá-la de lugar. Assim, Havana está no seu ponto atual desde 1519.

A nova localidade foi tão boa que a Espanha transformou Havana em seu centro de exportação. Todos os produtos das Américas (ouro, prata, esmeraldas, couro, especiarias, cacau, tabaco) eram transportados para Havana. E então, uma vez ao ano, eles eram enviados para a Espanha. Isso deixou Havana incrivelmente rica, e os espanhóis construíram castelos, conventos, igrejas, hospitais e universidades na cidade.

7. Santiago, Cuba. 1516

cidade2
Imagem: Wikimedia

Santiago foi oficialmente fundada em 1515. Um incêndio, contudo, consumiu o assentamento, e ela foi reconstruída no ano seguinte. Sete anos depois, Santiago se tornou a capital de Cuba, título que seria perdido para Havana posteriormente.

Santiago, assim como Havana, foi atacada por piratas durante os séculos XVI e XVII, e tinha grandes fortalezas para protegê-la. Além disso, era uma das cidades mais etnicamente diversas de Cuba. No século XVIII, passou a receber ondas migratórias da Grã-Bretanha, França, Haiti, Espanha, Jamaica e China.

6. Cumana, Venezuela. 1515

cidade3
Imagem: BID Ciudades Sostenibles/Flickr

Cumana teve um início difícil, com muitos conflitos entre os nativos e os europeus, e é uma das cidades mais antigas das Américas. Os nativos ocupavam a área há séculos até a chegada dos espanhóis, que descobriram pérolas ali. Eles se assentaram na praia, em busca de coletar as pérolas.

Um ano depois, missionários espanhóis construíram um convento e começaram a evangelizar os nativos. Em novembro de 1515, os espanhóis registraram o assentamento na praia como uma cidade, nomeando-o como “Cumana”, que era o nome que os nativos davam ao local. Cumana significa “junção do oceano e do rio”.

5. Trinidad, Cuba. 1515

cidade4
Imagem: Rob Oo/Flickr

Uma das cidades mais antigas das Américas, Trinidad foi fundada oficialmente em 1514, sendo movida depois em 1515. Os espanhóis escravizaram os locais, os colocando para minerar o ouro da região.

Contudo, o ouro acabou e os nativos se revoltaram. Assim, a maioria dos europeus foram embora. Os nativos e mestiços, assim, assumiram o controle da cidade. Abandonados, os habitantes aliaram-se com os piratas e começaram a contrabandear bens. Dessa forma, eles mantiveram sua cidade durante séculos.

4. Bayamo, Cuba. 1513

cidade5
Imagem: Marika Bortolami/Flickr

San Salvador de Bayamo nasceu em 5 de novembro de 1513. Foi fundada por Diogo Velasquez, conquistador espanhol que governou Cuba e fundou muitas das suas primeiras cidades.

Bayamo sempre foi próspera. Primeiro por estar próxima de um rio navegável, o que permitia o comércio, e depois pelas plantações de açúcar. A arquitetura colonial da cidade se tornou famosa por toda a ilha.

3. Baracoa, Cuba. 1511

cidade6
Imagem: Clara Shanchiz/Flickr

Baracoa, uma das cidades mais antigas das Américas, é também a cidade mais antiga de Cuba. Ao chegarem, os espanhóis gostaram do local, que tinha uma bela praia e era rodeado por montanhas, rios e cachoeiras. Era um verdadeiro paraíso tropical.

Em 1511, ao retornarem à Cuba, os espanhóis fundaram Baracoa, que se tornou capital em 1518. Posteriormente a capital seria movida para Santiago. Durante séculos a cidade sofreu conflitos entre os espanhóis e os taínos, os habitantes nativos.

2. Santa Cruz, República Dominicana. 1502

cidade7
Imagem:

Foi Juan de Esquivel, um dos conquistadores espanhóis, quem fundou Santa Cruz. A cidade, assim como o resto da República Dominicana, foi dominada pelos espanhóis durante séculos. Então, em sequência, passou pelo domínio francês, haitiano, francês, espanhol, haitiano, espanhol e estadunidense (duas vezes), com períodos de independência aqui e ali.

Em 1966, a República Dominicana se tornou independente de fato.

1. São Domingos, República Dominicana. 1502

cidade8
Imagem: Wikimedia

No topo das cidades mais antigas das Américas temos São Domingos, também da República Dominicana. Foi estabelecida no território dos taínos, sendo anterior à chegada dos europeus. Os espanhóis a colonizaram informalmente em 1493. Então, três ou cinco anos depois, Bartolomeu Colombo, irmão de Cristóvão Colombo, fundou a cidade oficialmente.

São Domingos foi o primeiro local de poder europeu nas Américas. A cidade também tem as fortalezas mais antigas. A mansão onde a família Colombo viveu ainda existe hoje.

Compartilhar