Artemis I: missão da NASA se aproxima da data de lançamento

Dominic Albuquerque
Imagem: NASA

O enorme foguete da missão da NASA Artemis I está pronto para exibição. Isso aproxima a data oficial de lançamento, algo que é aguardado com empolgação por cientistas e entusiastas.

Empilhados, a espaçonave e o foguete foram liberados para a plataforma de lançamento no Kennedy Space Center, na Flórida, para testes de pré-lançamento na quinta-feira (17), segundo representantes da NASA em coletiva de empresa.

A espaçonave Orion, acima do foguete Space Launch System – também conhecido como “Mega Foguete Lunar” – vai realizar uma jornada de 6.4km até a plataforma, se as condições do tempo permitirem. O foguete vai levar cerca de 11 horas para chegar ao seu destino.

Depois que o foguete e a espaçonave estiverem na plataforma de lançamento, engenheiros vão levar cerca de duas semanas para preparar o que é conhecido como “ensaio de vestido molhado”, nomeado assim porque os testes demonstram que o foguete pode ser carregado com propulsores líquidos super-frios, segundo a NASA.

A chamada para o ensaio provavelmente será no dia primeiro de abril, e operações nos tanques começarão no dia 3, disse Charlie Blackwell-Thompson, diretor de lançamento da plataforma.

Engenheiros e técnicos também vão praticar a contagem regressiva de lançamento para testar as respostas do foguete a um cenário de término de voo, antes de finalizarem o ensaio, esvaziando os tanques de combustível e preparando o foguete para retornar ao Edifício de Montagem de Veículos de Kennedy.

O transporte de retorno deve levar de oito a nove dias, disse o diretor.

missão da NASA
Interior do Edifício de Montagem de Veículos em Kennedy, onde as plataformas de trabalho estão sendo desacopladas do foguete. Imagem: NASA

A espaçonave Orion e o Mega Foguete Lunar

A espaçonave  Orion suporta até quatro pessoas, mas não vai conter nenhum humano a bordo quando a missão Artemis I alçar voo mais a frente em 2022. Em missões futuras, a Orion vai carregar astronautas pelo espaço, sustentando-os durante as missões lunares e os mantendo seguros durante o retorno do espaço profundo.

A Orion fica no topo de um foguete monstruoso: o Mega Foguete Lunar é o foguete mais potente que a NASA já construiu. Ele produz 15% a mais de propulsão durante lançamento e subida que os foguetes Saturn V que voaram nos programas espaciais das décadas de 1960 e 1970. Além disso, o foguete vai poder carregar mais de 27 toneladas até a lua.

Se os testes obtiverem sucesso, a NASA vai definir uma data de lançamento para a Artemis I; atualmente, o relato é de que não será “mais cedo do que maio de 2022”, na agenda de lançamento da NASA.

A missão da NASA dividida em três partes

A Artemis I será uma missão não-tripulada com o objetivo de voar milhares de quilômetros além da lua, depois retornando à Terra após três semanas. A segunda parte da missão da NASA, Artemis II, vai carregar uma tripulação num voo lunar, e o estágio final, Artemis III, vai levar os astronautas à superfície do satélite natural pela primeira vez desde a missão Apollo 17, de 1972.

O marco vai servir de precedente para estabelecer uma presença humana de longo prazo na lua, além de servir como referencial para missões espaciais ainda mais ambiciosas, como levar os primeiros humanos à Marte.

A cobertura da exibição começa dia 17 de março. Você pode acompanhar na NASA TV, no app da NASA ou no site.

Compartilhar