Connect with us

Inteligência Artificial

Apple entra no mercado de IA com recursos integrados aos seus dispositivos

Published

on

A gigante Apple anunciou, durante a WWDC 2024, o “Apple Intelligence”, um conjunto de recursos de inteligência artificial que serão integrados aos iPhones, Macs e iPads através dos sistemas operacionais iOS, iPadOS e macOS Sequoia.

Para concretizar essa ambiciosa empreitada, a Apple firmou uma parceria com a OpenAI, criadora do renomado ChatGPT. Essa colaboração promete trazer a poderosa IA para os dispositivos da maçã, aprimorando a experiência dos usuários em diversas tarefas cotidianas.

Advertisement

No entanto, nem todos os dispositivos Apple serão contemplados com essa novidade. Dos iPhones que já estão no mercado, apenas aqueles equipados com o processador A17 Pro, ou seja, o iPhone 15 Pro Max e o iPhone 15 Pro, receberão a IA da Apple. Os modelos da linha iPhone 16, que serão lançados este ano, já devem vir com o recurso de forma nativa.

Além dos iPhones, a Apple disponibilizará sua inteligência artificial em outros dispositivos, como o iPad Pro e o iPad Air (com chip M1 ou superior), MacBook Air e MacBook Pro (com chip M1 ou superior), iMac (com chip M1 ou superior), Mac Mini (com chip M1 ou superior), Mac Studio (com chip M1 Max ou superior) e o poderoso Mac Pro (com chip M2 Ultra).

Advertisement

O Apple Intelligence promete auxiliar em várias tarefas, com destaque para a escrita e criação de imagens, revisão e resumo de textos. A IA também otimizará a ordem das notificações, priorizando alertas mais importantes e fornecendo resumos detalhados diretamente na tela de bloqueio, ajudando os usuários a focarem no que é mais relevante.

A privacidade dos usuários também foi uma preocupação da Apple nessa parceria. A empresa garantiu que a integração com a OpenAI inclui várias proteções, como a ocultação dos endereços IP dos usuários e a não armazenagem das solicitações feitas ao ChatGPT por parte da OpenAI.

Advertisement

Embora a Apple não tenha fornecido uma data específica, as novas funcionalidades do Apple Intelligence estarão disponíveis ainda este ano, utilizando a tecnologia do GPT-4 da OpenAI, que integra áudio, texto e imagem.

Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.