Aposentado recebe multa de US$ 300 mil por guardar tanque nazista em casa

Rafael D'avila

Em 2015, descobriram que um aposentado alemão guardava um tanque nazista de 45 toneladas, da Segunda Guerra Mundial, no porão de casa. Agora, o tribunal da Alemanha deu o veredito a ele: pena suspensa de 14 meses e uma multa de 300 mil dólares.

Mesmo que os alemães tenham muitos transtornos e dificuldades para transportar e armazenar armas de fogo carregadas, é totalmente proibido tal prática no país. Conforme a Insider divulgou, o aposentado acabou violando a Lei de Controle de Armas, por ter um tanque nazista de nível militar. Entretanto, a defesa alegou que a maior parte de sua coleção não funciona, logo, ele não poderia ser acusado.

Klaus-Dieter F, o ‘réu’ neste processo, também acumulou, ao longo do tempo, metralhadoras, 70 rifles, um torpedo e mais de 1000 cartuchos de munição. Além disso, autoridades também encontraram um número não especificado de pistolas semiautomáticas e totalmente automáticas.

Tanque nazista sendo removido
Moradores de Heikendorf observam o tanque sendo removido da propriedade do aposentado. Imagem: Carsten Rehder/ Picture Alliance

Tribunal alemão estipula prazo para Klaus se desfazer de tanque nazista

Foi em 2005 que os oficiais alemães receberam o alerta sobre o ‘tesouro’ de Klaus, após uma inspeção residencial ter revelado grande parte da coleção. Todavia, um debate em respeito à legalidade e licenças paralisou qualquer ação sobre o caso, por uma década. Apenas em 2015 os soldados invadiram a residência para recolher não só o tanque nazista da Segunda Guerra Mundial, como também os outros artefatos proibidos.

Sem contar todos os itens já mencionados, os investigadores encontraram na expedição objetos de memorabilia nazista. Dentre eles, pingentes da suástica, lâmpadas sombreadas com símbolos da SS, esquadrão paramilitar da Alemanha Nazista e até mesmo o busto de Adolf Hitler.

De acordo com informações da BBC, os soldados levaram cerca de 9 horas para remover o tanque nazista do porão e precisaram do auxílio um veículo blindado. Nos tempos de guerra, usavam o ‘Bargepanzer 3’ para recuperar tanques quebrados em campos de batalha.

tanque nazista 02
Klaus-Dieter F. no tribunal. Imagem: Axel Heimken/ Picture Alliance

Agora, Klaus tem um período de dois anos para doar ou vender o tanque e toda sua coleção, conforme prazo estipulado pelo Tribunal Alemão. O advogado de defesa afirma que há muitos interessados em adquirir os itens que o aposentado guardou ao longo das décadas.

Os habitantes locais sabiam do tanque nazista, e afirmaram que o homem até o usou como limpador de neve em um dos rigorosos invernos que assolam a região. “Ele estava se arrastando durante a catástrofe de neve em 1978”, disse o prefeito de Heikendorf, Alexander Orth, em 2015.

“Achei que fosse a excentricidade de um velho, mas parece que há mais do que isso”, finalizou ele.

Compartilhar