Animais também podem rir, mostra pesquisa

Mateus Marchetto
Imagem: PublicDomainPictures / Pixabay

O riso é uma maneira natural da espécie humana demonstrar sociabilidade. Uma nova pesquisa, contudo, indica que essa habilidade não é apenas nossa. Na verdade, são ao menos outras 65 espécies de animais que podem rir, além de nós.

O artigo de revisão, publicado no periódico Bioacoustics, analisa diversas pesquisas anteriores que buscam identificar vocalizações parecidas com o riso humano em outros animais. Dentre estas pesquisas, a equipe encontrou 65 espécies de animais que podem rir com mecanismos semelhantes aos nossos.

A maioria dos animais da lista, nesse sentido, eram mamíferos. Ainda assim, três espécies de aves também podem ter vocalizações que indicam sociabilidade e, muitas vezes, brincadeiras entre os animais. Os primatas, evidentemente, foram os que tiveram vocalizações mais semelhantes às nossas.

spitz g9a69d4f26 1280
Imagem: No-longer-here / Pixabay

Além destes animais, raposas, orcas e focas, por exemplo, podem rir de alguma forma. Vale comentar, também, que a tonalidade, volume e altura dos risos animais pode variar bastante de espécie para espécie.

Ou seja, alguns animais têm risos mais baixos, que provavelmente apenas companheiros muito próximos conseguem ouvir. Já no caso do Homo sapiens, a risada é bastante barulhenta, provavelmente para que todos o humanos ao redor entendam a socialização entre dois indivíduos.

Animais podem rir para mostrar a diferença entre briga e brincadeira

A brincadeira, na natureza, é um tipo de treinamento que filhotes de animais têm para a sua vida adulta. Brincando com seus irmãos e parentes, o filhote de um leão, por exemplo, irá aprender a lutar, se defender e caçar, antes de partir para a prática.

Contudo, frequentemente é difícil distinguir o limite entre a brincadeira e um confronto mais violento entre dois animais. Cachorros brincando juntos podem facilmente parecer estar brigando à primeira vista, por exemplo.

“Quando rimos, nós frequentemente fornecemos informação para os outros de que nós estamos nos divertindo e também convidando os demais,” diz a pesquisadora e autora Sasha Winkler. “Alguns especialistas sugerem que esse tipo de comportamento vocal é compartilhado em muitos animais e, portanto, o riso é nossa versão humana deum sinal vocal de brincadeira evolutivamente antigo.”

dogs gddbf420f1 1920
Imagem: neelam279 / Pixabay

Assim, os autores da pesquisa acreditam que o riso seja um mecanismo para estabelecer o limite entre brincadeira e violência. Deste modo, um animal que esteja brincando pode saber que não vai sofrer um ataque para valer a qualquer momento e que tudo não passa de uma brincadeira.

“Este trabalho mostra muito bem como um fenômeno acreditado a ser particularmente humano na verdade é intimamente relacionado ao comportamento compartilhado entre espécies separadas dos humanos por dezenas de milhões de anos,” diz o autor Greg Bryant, da Universidade da Califórnia, em uma declaração.

Compartilhar