Adaga da Idade da Pedra é encontrada por menina de 8 anos na Noruega

Daniela Marinho
Elise, a menina que encontrou a adaga da Idade da Pedra enquanto brincava perto de sua escola na Noruega. Imagem: Município do Condado de Vestland

A ciência tem mostrado que o ato de brincar é extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Brincar ajuda as crianças a desenvolver habilidades cognitivas, emocionais, sociais e físicas, além de ser uma fonte de prazer e satisfação para elas. Desse modo, foi brincando que uma menina de 8 anos encontrou, na Noruega, uma adaga da Idade da Pedra perto de uma escola.

O artefato, considerado raro, provavelmente foi feito por pessoas da Idade da Pedra há 3.700 anos.

Menina encontra adaga da Idade da Pedra enquanto brincava

Durante sua brincadeira em um terreno rochoso próximo à escola, uma menina de 8 anos da Noruega, identificada apenas como Elise, fez uma descoberta surpreendente – uma adaga de pedra feita há 3.700 anos por pessoas da Idade da Pedra.

A adaga da Idade da Pedra marrom-acinzentada foi encontrada por acaso enquanto ela procurava por pedaços de vidro. Elise mostrou o objeto para sua professora, Karen Drange, que suspeitou que a pedra era antiga e entrou em contato com os arqueólogos do condado de Vestland para examiná-lo.

Arqueólogos descobrem que objeto trata-se de artefato raro

Após examinar o objeto encontrado por Elise, os arqueólogos descobriram que se tratava de uma adaga da Idade da Pedra.

De acordo com Louise Bjerre Petersen, uma arqueóloga do município de Vestland County, a adaga é um achado incomum com quase 5 polegadas (12 centímetros) de comprimento, como afirmado no comunicado traduzido.

Já que o sílex, que é uma rocha sedimentar dura, não é encontrado naturalmente na Noruega, há a possibilidade de que a adaga tenha sido trazida do Mar do Norte, na Dinamarca, de acordo com o comunicado.

Ainda segundo informações dos arqueólogos, esse tipo de adaga é comumente encontrado em descobertas de sacrifícios, conforme mencionado. Para investigar mais a fundo a área, o Conselho do Condado de Vestland e o Museu da Universidade do Condado de Vestland em Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, colaboraram para explorar os terrenos da escola.

No entanto, eles não encontraram outras evidências que remetessem à Idade da Pedra, conforme mencionado no comunicado.

adaga da idade da pedra
A adaga da Idade da Pedra de pederneira de quase 12 centímetros de comprimento. Imagem: Município do Condado de Vestland

Estilo da adaga revela a que época ela pertence

A adaga da Idade da Pedra, com base em seu estilo, provavelmente data do Neolítico, também conhecido como Nova Idade da Pedra, uma época em que seres humanos pré-históricos moldavam ferramentas de pedra, domesticavam plantas e animais, construíam aldeias permanentes e desenvolviam artesanato, incluindo a cerâmica.

Na Noruega, a Idade da Pedra, que compreende o Paleolítico, Mesolítico e Neolítico, durou de 10.000 a.C. a 1.800 a.C., com vários caçadores-coletores se estabelecendo permanentemente para cultivar por volta de 2.400 a.C., de acordo com a Talk Norway, um site educacional sobre a história e o patrimônio cultural da Noruega.

O que marca a Idade da Pedra?

A Idade da Pedra é um período da pré-história que abrange desde o aparecimento dos primeiros seres humanos até o surgimento da metalurgia, por volta de 4 mil a.C. Essa época é caracterizada pelo uso predominante de ferramentas e armas feitas de pedra, madeira, ossos e outros materiais orgânicos.

A Idade da Pedra é dividida em três períodos: Paleolítico (ou Idade da Pedra Lascada), Mesolítico e Neolítico (ou Idade da Pedra Polida).

No Paleolítico, os seres humanos viviam como caçadores-coletores e produziam ferramentas de pedra lascada para caçar, pescar e coletar alimentos. Eles viviam em grupos nômades e não praticavam agricultura.

Já no Mesolítico, as sociedades humanas começaram a se tornar mais sedentárias e a desenvolver técnicas de produção de alimentos, como a pesca e a coleta de frutas e plantas. As ferramentas de pedra continuaram sendo utilizadas, mas começaram a ser produzidas de forma mais sofisticada.

No Neolítico, por fim, houve uma grande revolução na forma como os seres humanos viviam, com o surgimento da agricultura e da pecuária. A produção de ferramentas evoluiu para a utilização de pedras polidas, ossos e cerâmica. A sociedade passou a ser organizada em vilas e cidades, e surgiram as primeiras civilizações.

A adaga da Idade da Pedra descoberta por Elise será catalogada e levada ao Museu da Universidade para ser utilizada em pesquisas.

Compartilhar