A vida surpreendente dos animais que vivem no subsolo

Alessandra Martins
Uma toupeira. Imagem: Canva

A maioria dos animais vive na superfície da terra, mas muitos vivem no subsolo. São animais vertebrados e invertebrados, de minhocas a tatu, existem uma fauna inexplorada bem embaixo do nosso chão. Ficou curioso? Então, conheça mais sobre os animais que vivem no subsolo.

O que são animais subterrâneos?

Os animais que vivem no subsolo são todas as espécies animais que vivem parcial ou totalmente por debaixo do solo. Isso inclui vermes, minhocas, moluscos, insetos, ouriços e até répteis. Muitos destes seres mudam suas características para sobreviver à dura realidade de morar embaixo da terra.

A Vida Surpreendente Dos Animais Que Vivem No Subsolo. Reprodução: canva
Coruja-buraqueiras. Imagem: Canva

O que os torna únicos é a sua incrível capacidade de recolher recursos alimentares abaixo da terra e usar habilmente o pouco espaço do subsolo para se esconder dos predadores! Sim, fugir dos predadores é o principal motivos para alguns animais se adaptarem a vida no subterrâneo.

No entanto, muito além da vida de cada animal, a interação entre eles, a geração de resíduos e a escavação do solo, fazem com que esses bichos ajudem no equilíbrio dos ecossistemas e ainda promova a sustentabilidade deste.

Alguns animais notáveis no subsolo

Existem muitos animais notáveis ​​que habitam o subsolo, cada um com as suas particularidades. Essas espécies incluem a talpa europeia, que usa seus dentes para cavar buracos rentes ao solo; túnel-ratos da Noruega e cobras-de-água dos EUA, que se locomovem movendo-se pelas galerias; e caranguejos dos cocós do Peru que se alimentam de terra mole. Além desses, há insetos como as baratas e os besouros do subterrâneo.

No entanto, aqui em nossa fauna brasileira encontramos uma diversidade de animais, alguns conhecidos e outros desconhecidos, que vivem bem embaixo do solo. Os exemplos mais comuns de animais que vivem no subsolo, são:

• Coruja-buraqueira;
  • Tatu;
  • Toupeira;
  • Cobra-cega.

As adaptações mais interessantes efetuadas por animais subterrâneos

Animais que vivem no subsolo desenvolveram algumas características físicas interessantes para sobreviverem à escuridão e ao raro fluxo de ar. Muitos animais terrestres ousados ​​desenvolveram luzes cintilantes para se defenderem dos predadores, como as talpas olhudas.

Um Pika. Imagem: Wikipedia

Já outras espécies desenvolveram fortes garras para cavar no solo áspero, enquanto outros lidam com os gases tóxicos encontrados nas profundezas do subsolo. Outros ainda como as Pikas cavam suas tocas e estocam alimentos para o verão.

Como estudos de campo ajudam a entender os animais subterrâneos?

Estudos de campo são extremamente importantes para a compreensão das espécies que vivem nas profundezas do subsolo. Um dos grandes desafios na pesquisa destes animais é localizá-los devido às condições escuras e adversas onde habitam. Equipes de campo, consistindo em biólogos e caçadores experientes, realizam monitoramentos regularmente para entender melhor o habitat destas espécies e como elas sobrevivem às condições tão extremas.

A Vida Surpreendente Dos Animais Que Vivem No Subsolo. Reprodução: canva
Cobra-cega. Imagem: Canva

Em reservas florestais as espécies são monitoradas e aquelas ameaçadas de extinção podem até mesmo receber um chip para que seu desenvolvimento e seu comportamento seja monitorado diariamente. Essa é também a melhor maneira de conhecer os hábitos dos animais do subsolo.

Que impacto os animais subterrâneos têm na natureza?

Os animais que vivem no subsolo desempenham papéis importantes na natureza. Eles contribuem para a reciclagem de nutrientes e também são responsáveis por ajudar na dispersão de algumas plantas e fungos por sua liberação de fezes ou mexidas no solo.

Estima-se que cerca de 40% das espécies não vertebradas que existem e vivem sob o solo, desde cupins até tatus. Por meio dos estudos sobre esses animais, os ecossistemas ao redor podem ser melhor compreendidos!