A Rússia faz parte da Europa ou da Ásia? Na verdade, de ambos, pois o território do país abrange os dois continentes. A maior parte do território russo pertence ao continente asiático, mas a maioria da população do país vive na região europeia. Além disso, a área histórica central da Rússia também fica na Europa.
A expansão para a Ásia, assim, ocorreu devido às conquistas imperiais. Mas, como o território atual inclui partes da Europa e Ásia, o país tem pessoas e culturas de ambos os continentes.
Por que a Rússia faz parte da Europa e da Ásia?
O território da Federação Russa atravessa as fronteiras continentais entre a Europa e a Ásia. Pela convenção geográfica, a borda oriental da Europa fica nos Montes Urais e no Rio Ural, que flui dessas montanhas até a borda ocidental do Cazaquistão.
Assim, o território russo que está compreendido entre a fronteira ocidental com a Noruega, Finlândia, os países bálticos, Belarus e Ucrânia até os Montes Urais é considerado como parte da Europa.
Na verdade, a Rússia e o estado norte-americano do Alasca se separam por apenas quase 4km. O território russo também se expande do norte ao sul em partes da Ásia Central e Ásia Oriental. Além disso, compartilha fronteiras terrestres com países da Ásia Central, que fizeram parte da União Soviética, e alguns países da Ásia Oriental, como Mongólia, China e Coreia do Norte.
A vasta extensão do território russo tornam o país o maior do mundo em área terrestre.
A maior parte dos habitantes é da Europa
Ainda que a maior parte do território da Rússia seja parte da Ásia, a maior parte da população vive na região europeia do país. Cerca de 77% da população de 146 milhões vivem no território considerado como parte da Europa.
Isso inclui a cidade mais populosa, Moscou, que também é a capital do país. Há mais de 12 milhões de habitantes em Moscou, tornando-a a segunda cidade mais populosa na Europa. Outras grandes cidades na porção europeia da Rússia são São Petersburgo, Nijni Novgorod e Cazã.
Duas das dez maiores cidades russas, Ecaterimburgo e Cheliabinsk, ficam quase na fronteira entre a Europa e a Ásia, nos Montes Urais. Apenas três das maiores cidades russas, Samara, Omsk e Novosibirsk, localizam-se em território asiático.
A maior parte da população da Rússia que vive na Ásia está próxima à fronteira dos países ao sul.
As origens europeias da Rússia
Ainda que o território compreenda artes da Europa e Ásia, as origens da Rússia enquanto nação são da Europa, começando com o estabelecimento do primeiro estado eslavo, Kievan Rus, no século IX EC, cujo centro era a cidade de Kiev, agora a capital da Ucrânia.
O que se tornou o vasto Império Russo, todavia, começou com o pequeno principado de Moscou. Entre os séculos XIII e XV, esse principado gradualmente se expandiu até formar o território que agora forma a parte europeia da Rússia. Foi somente no século XVI que a Rússia começou sua expansão asiática.
Entre 1581 e 1649, a Rússia conquistou o que agora é conhecida como a região da Sibéria, que inclui todo o território asiático da Rússia atualmente.
Os povos da Federação Russa: europeus e asiáticos
Hoje, a Rússia é um país diverso, onde os costumes e tradições tanto da Europa como da Ásia encontram espaço e florescem. Mais de três quartos da população é russa em termos étnicos. Mas os russos étnicos são apenas 1 dos 190 grupos étnicos presentes na Federação Russa.
Muitos desses grupos, como os Carélios, Mordovianos e Udmurtes, assim como os russos étnicos, são europeus em origem. Mas há muitos outros grupos que possuem origem asiática, como os buriates e os iacutos, que vivem na região oriental da Sibéria.
O maior grupo minoritário da Rússia hoje são os tártaros, um grupo de língua turcomana, cuja origem é da atual Mongólia.