Connect with us

Planeta Terra

A maior batata do mundo não é uma batata

A maior batata do mundo não é uma batata. Dug, após teste de DNA, foi apontado como o tubérculo de uma cabaça.

Published

on

Após um teste de DNA, foi descoberto que a maior batata do mundo, Dug, não é uma batata de verdade. Infelizmente, o candidato perdeu a qualificação para competir no Guinness, o Livro dos Recordes.

Colin e Donna Craig-Brown, um casal de Hamilton, Nova Zelândia, achou uma peça rara que eles acreditavam ser uma batata gigante em seu jardim, no mês de agosto. A suposta batata pesava 7.8kg, tornando-a uma candidata em potencial para o título de maior batata do mundo.

Advertisement

“Nós desenterramos um pedaço de tubérculo e aí pensamos ‘o que é isso? É algum crescimento estranho de fungos?”, Colin contou quando a noticia da impostora tomou o espaço nas notícias internacionais. Eles descrevem como continuaram cavando, encontrando cada vez mais “batata” antes de finalmente retirar a monstruosidade por completo.

Após provar um pedaço, Colin contou a esposa que era de fato uma batata.

Advertisement

O teste de DNA com a suposta maior batata do mundo

O casal submeteu a batata ao Livro dos Recordes. O título atual pertence a uma batata de 4.98kg; a contenda teria sido fácil, caso ocorrida.

Mas o Guinness disse ao casal que eles queriam verificar a integridade da batata por um teste de DNA antes de dar-lhe o titulo.

Advertisement

“Eles acham que eu a modifiquei geneticamente?”, Colin questionou. “Foi uma montanha-russa de emoções”, acrescentando que “ainda que seja extremamente desestimulante, eu quero provar a eles que estão errados. Vamos fazer tudo o que eles nos pedirem”.

Infelizmente, o teste de DNA fez purê dos sonhos do casal quando eles foram contatados pelo Guinness semana passada com os resultados.

Advertisement

“Infelizmente, a espécie não é uma batata”, dizia o e-mail enviado. “E é, na verdade, um tubérculo de um tipo de cabaça. Por essa razão, infelizmente temos que desqualificar a aplicação”.

Mesmo desapontados, o casal aceitou a evidência do DNA, e já se resolveram com o fato de Dug não ser uma batata.

Advertisement

“Eu dou bom dia pra ele toda vez que pego algumas salsichas”, Colin contou. “Quando nossos netos nos visitam, eles perguntam ‘Podemos ver o Dug’”?

“Ele é a maior não-batata do mundo”, completou.

Advertisement
Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.