Connect with us

Ciência

Sebastião Salgado torna-se o primeiro brasileiro a entrar para a Academia de Belas Artes francesa

Published

on

Depois de estrelar o documentário O Sal da Terra, que retrata sua vida e seus trabalhos fotográficos ao longo de anos, Sebastião Salgado tornou-se o primeiro brasileiro a entrar para a mais prestigiada Academia de Artes do mundo, e não como pintor, mas como fotógrafo.

A Academia, ocupada por 52 cadeiras, tem apenas 4 cadeiras disponíveis para o setor fotográfico, criado há apenas 10 anos, e Sebastião Salgado virou dono de uma delas.

“Lutamos por mais dois fotógrafos para sermos um grupo de seis, o que nos tornaria mais representativos,” ele diz em entrevista à Folha de São Paulo.

Advertisement
Sebastião Salgado, Kuwait, 1991.

Vivendo como um cosmopolita, retrata fotos em preto e branco que variam desde a vida indígena, das guerras no oriente médio, das crises políticas, dos problemas sociais à vida selvagem. Sebastião, hoje, aos 73 anos, é um dos maiores fotógrafos mundiais, possuindo passaporte no Brasil, na França e nas Nações Unidas.

Também se destacou pelo trabalho de reavivamento florestal de uma área de terra que havia herdado. Transformou a fazenda de deserto a uma floresta viva, com animais e várias plantas e 1 milhão de árvores aterradas por ele, sua mulher e voluntários durante anos.

Sebastião Salgado, criticando que hoje em dia não se faz mais fotografias, devido aos excesso de selfies e imagem preguiçosas retratando as vidas das pessoas em redes sociais, irá receber o prêmio em Paris, ocupando a cadeira do também fotógrafo Lucien Clergue (1934-2014), e levando consigo, na cerimônia, um pouco do muito que o Brasil tem a oferecer de bom ao mundo: arte e esclarecimento através de suas fotografias.

Advertisement

Com informações da Folha de São Paulo.

Advertisement
Colagem de produtos em oferta

Aproveite nossas ofertas imperdíveis

Garimpamos as promoções mais quentes da internet para você economizar no que realmente vale a pena.

VER OFERTAS

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.