O que é a xAI, nova empreitada de Elon Musk na Inteligência Artificial

Elon Musk, a mente por trás da Tesla e SpaceX, anunciou seu mais novo projeto: uma empresa chamada xAI. Com uma equipe de 12 membros, o grupo promete “desvendar a verdadeira natureza do universo”.

Elisson Amboni

A xAI é a nova empreitada de Musk no âmbito da inteligência artificial. Ainda que não esteja ligada à X Corp, empresa vinculada ao Twitter, existe a expectativa de colaboração entre esta e outras empresas comandadas por Musk, como a SpaceX e a Tesla.

A criação da xAI se alinha ao interesse conhecido de Musk pela IA. Ele retorna à área após financiar a OpenAI em 2018. No lançamento desta última, em 2015, Musk anunciou um investimento bilionário.

Musk deixou a OpenAI quando tentou assumir sua direção e foi rejeitado pelo cofundador Sam Altman. Segundo ele, a empresa estava perdendo espaço para o Google no desenvolvimento tecnológico da IA.

Desde então ele critica a OpenAI no Twitter. Uma dessas críticas refere-se à mudança do status financeiro dela, passando de sem fins lucrativos para lucrativo.

Quem faz parte da xAI?

Os membros iniciais nomeados da equipe do xAI são oriundos da DeepMind, OpenAI, Google Research, Microsoft Research e Tesla, assim como pesquisadores da Universidade de Toronto.

Objetivo

A missão da xAI é “entender o universo”, segundo consta no site da empresa. Adicionalmente, parece provável que busque desenvolver um sistema de IA mais seguro e justo, ideal defendido anteriormente por Musk numa carta aberta pedindo pausa ao desenvolvimento desse tipo de sistemas.

“É difícil separar o que é uma intenção genuína ou apenas uma viagem do ego”, disse Carissa Véliz, especialista em ética tecnológica da Universidade Oxford.

Véliz aponta também hipocrisia na atitude recente dele: incentivar o avanço no desenvolvimento, após defender uma pausa, estaria alimentando ainda mais essa corrida armamentista.

Segundo ela ainda há preocupações sobre possíveis ligações entre xAI e outro projeto apoiado pelo empresário, o TruthGPT.

“Ele disse que estava preocupado com ChatGPT porque estava sendo treinado para ser politicamente correto e queria um chatbot que falasse a verdade… Isso é incrivelmente preocupante”, disse ela.

Compartilhar