Uma parte de uma estátua representando Pã, o deus grego dos bosques, pastores e rebanhos, foi desenterrada no Parque Arqueológico Saraçhane, em Istambul, na Turquia.
A escavação, conduzida pela Municipalidade Metropolitana de Istambul (IBB), tem sido realizada desde 8 de junho de 2022.
A estátua foi encontrada a uma profundidade de aproximadamente 2 metros e 60 centímetros abaixo da superfície. Medindo 20 centímetros de altura e 18 centímetros de largura, a estátua apresenta um braço esquerdo quebrado e a parte inferior do corpo danificada.
Acredita-se que a estátua remonta ao período romano, embora uma datação mais precisa esteja pendente de uma análise especializada.
Pã é conhecido em toda a mitologia grega como uma figura meio cabra, meio humana. Apesar de sua associação direta com a natureza e seu papel pastoral, sua aparência única o tornou uma figura assustadora em muitos mitos.
De fato, a palavra ‘pânico’ foi inspirada pela aparição súbita de Pã diante das pessoas nos campos, assustando-as com sua imagem.
No entanto, apesar de sua aparência intimidadora, Pã é frequentemente retratado em fontes como uma figura adorável que perambula pelos prados tocando flauta.
Em muitas fontes, Pã é descrito como tendo a capacidade de gritar e assustar inimigos, causando pânico.
O fragmento da estátua de Pã foi levado pela Diretoria dos Museus de Arqueologia de Istambul e transferido para o depósito do museu.
Esta descoberta notável oferece uma visão fascinante da presença e influência da mitologia grega na região de Istambul durante o período romano.