Detectorista de metais encontra tesouro em Gales, no Reino Unido

SoCientífica
Imagem: National Museum Wales

Em uma reviravolta que poderia reescrever os livros de história, um detectorista de metais em Gales, no Reino Unido, tropeçou em um tesouro arqueológico que pode revelar um assentamento romano perdido. A descoberta, tão surpreendente quanto intrigante, foi feita em um campo em Llantrisant Fawr, Monmouthshire, e está deixando os especialistas perplexos e emocionados.

Jon Matthews, o detectorista de metais, descobriu uma série de artefatos que datam da Idade do Ferro e da era romana, incluindo uma tigela com a cabeça de um boi que inicialmente se acreditava ser um broche.

Matthews, que tem dez anos de experiência em detecção de metais, descreveu a descoberta como um momento “surreal”. “Eu nunca vi nada parecido. Eu não achava que nossos ancestrais poderiam fazer uma coisa tão linda, linda. Fiquei bastante chocado”, disse ele.

A equipe do Museu Nacional do País de Gales e do Portable Antiquities Scheme in Wales (PAS Cymru) realizou uma investigação minuciosa e recuperou um total de dois recipientes completos e seis fragmentados.

Foram encontrados diversos artefatos, incluindo duas canecas de madeira, um balde da Idade do Ferro com acessórios de liga de cobre, uma tigela da Idade do Ferro, uma panela e um coador, além de duas panelas romanas de liga de cobre. Acredita-se que esses objetos foram enterrados como um grupo por volta do tempo da conquista romana, na segunda metade do primeiro século d.C.

A descoberta desses artefatos sugere a existência de um assentamento romano até então desconhecido na região. Adicionalmente, um tesouro de moedas romanas foi encontrado em um campo arado em Caerwent, concretizando-se em uma época compreendida entre o final do terceiro e o final do quarto século d.C.

Compartilhar