Existem 7 tipos de arco-íris. Você conhece todos?

Há diferentes tipos de arco-íris, um mais interessante do que outro.

Felipe Miranda
Imagem: Wikimedia Commons

Todos adoramos ver um arco-íris. Ao olhar para o céu em dias com chuva e sol, por exemplo, vemos a presença de um arco-íris. Até mesmo um esguicho de água para o alto, ao interagir com a luz do Sol, forma um arco-íris; parece questão de mágica. Do mais leigo, ao cientista; do mais velho à criança, todos gostamos de ver o bonito fenômeno.

Formados quando um raio de luz atinge gotículas de água, arco-íris são refrações da luz. Você deve se lembrar da refração da luz por causa daquele álbum do Pink Floyd – Dark Side of The Moons. Ou, também, um pouco menos famoso para a cultura pop, a decomposição da luz descoberta por Isaac Newton utilizando um prisma.

Uma curiosidade interessante em relação aos arco-íris, é que eles são círculos completos, muito embora seu nome indique um arco, e sempre que os observamos, vemos também apenas a formação de um arco colorido.

A curvatura de um arco-íris também possui explicação. Além da refração, na interação da luz com as gotículas, também temos o fenômeno da reflexão da luz. Após refratada, ela é refletida pelas gotículas, aparentando um formato de arco no céu.

A partir do alto, como de um balão ou de um avião, você pode ver o arco-íris completo – um círculo inteiro. Sim, lamento te decepcionar, mas ao final de um arco-íris não há um tesouro.

Além disso tudo, você deve se lembrar que um arco-íris é composto por 7 cores: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta.

Os arco-íris possuem características comuns entre si. No entanto, existem vários tipos de arco-íris diferentes.

Conheça 7 tipos de arco-íris

1. Arco-íris solar primário

Rainbows Iguazu ARG 1
Imagem: Benlet26 / Wikimedia Commons

Mais comum entre todos os tipos de arco-íris, o arco-íris primário ocorre de uma maneira muito simples. Quando as gotículas de água cruzam um feixe de luz, ocorre a refração da luz. Quando essa refração ocorre em um ângulo específico, ocorre a formação de um arco-íris.

2. Arco-íris duplo

Arco iris duplo as margens da BR 116 em Campanario MG
Imagem: HVL / Wikimedia Commons

O fenômeno é composto por dois arco-íris concêntricos. Ele ocorre, muitas, vezes, quando o Sol está baixo no céu. Dessa maneira, a luz é refletida duas vezes, em ângulos ligeiramente diferentes.

No arco-íris duplo, as cores são a mesma entre os dois arcos, mas em ordem inversa, como se tivesse espelhado.

3. Arco-íris geminado

2560px Zwillingsregenbogen bei Sassnitz
Imagem: Wikimedia Commons

Este arco-íris já é extremamente raro. Ele ocorre quando dois arco-íris parecem se separar a partir de uma mesma base. As cores em ambos continuam na mesma ordem após a “separação” dos dois.

4. Arco-íris lunar

371490746 6ced413f69 k
Imagem: Mike DelGaudio

Também é um tanto raro, mas possivelmente você já viu o arco-íris lunar. Ele ocorre da mesma maneira dos arco-íris comuns: a refração da luz. No entanto, a diferença é que nesse caso a fonte de luz é a Lua.

5. Arco-íris de nevoeiro

2560px Fogbow in Florida
Imagem: Wikimedia Commons

Em um nevoeiro, ou em uma região com a presença de neblina, também pode ocorrer a formação de um arco-íris, através da umidade presente na atmosfera.

Esse tipo de arco-íris, no entanto, é bem fraco e às vezes é quase invisível.

6. Arco-íris vermelho

2662022618 e8667c95a6 o
Imagem: Mark Kilner

Este fenômeno não possui as clássicas sete cores de um arco-íris, Na verdade, o arco-íris monocromático é vermelho.

O fenômeno ocorre quando o Sol está muito baixo na atmosfera. Por exemplo, ao nascer e ao por do Sol, as nuvens e o céu tendem a ficar alaranjados. O arco-íris, por sua vez, leva esse mesmo efeito nesses momentos do dia.

7. Arco-íris de cabeça para baixo

tipos de arco-íris
Imagem: WilliamAcka / Wikimedia Commons

Chamado também de arco circunzenital, ele é formado pela passagem de feixes de luz por cristais de gelo formados em nuvens em grande altitude no céu. O efeito de arco-íris “de cabeça para baixo” é causado pelo ângulo em que a luz atinge os cristais.

Compartilhar