As cobras mais venenosas do mundo apresentam um risco à saúde e vida humana nas áreas onde são encontradas. No mundo, há mais de 600 espécies venenosas, mas apenas cerca de 200 podem de fato ameaçar a espécie humana.
Há alguns critérios diferentes para se definir quão venenosa é uma cobra. Algumas listas consideram a dose letal de veneno necessária para matar um animal ou humano, enquanto outras consideram quantas pessoas morreriam com uma única picada.
É possível ainda considerar quais delas são responsáveis por mais mortes humanas. Todos esses fatos são importantes, e nossa lista os considera de maneira geral.
É possível saber qual é a cobra mais venenosa do mundo?
A resposta curta é sim, é possível saber qual cobra é a mais venenosa do mundo. Os cientistas conseguiram identificar uma série de fatores que contribuem para a toxicidade de uma cobra, e usaram esta informação para desenvolver uma escala que mede o potencial venenoso de uma cobra.
O fator mais importante para determinar a toxicidade de uma cobra é o tipo de veneno que ela produz. Algumas cobras, como a cobra-real, têm veneno composto principalmente de neurotoxinas, enquanto outras, como o taipan-do-interior, têm veneno composto principalmente de citotoxinas. Outro fator importante é a quantidade de veneno que uma cobra pode produzir. A taipan-costeira, por exemplo, tem presas relativamente pequenas, mas ainda pode injetar uma grande quantidade de veneno em suas presas.
Finalmente, os cientistas também consideram o tamanho do animal que está sendo mordido ao determinar a toxicidade de uma cobra. Uma cobra pequena com presas grandes pode não ser tão perigosa quanto uma cobra-grande com presas pequenas, mas ainda pode causar sérios danos se ela morder um humano. Com base nestes critérios, a taipan-do-interior terrestre é considerada a cobra mais venenosa do mundo.
Conheça abaixo a lista das 10 principais cobras mais venenosas do mundo.
Cobras mais venenosas do mundo
1. Taipan-do-interior (Oxyuranus microlepidotus)
Como vimos acima, a taipan-do-interior é considerada a de maior perigo. Seu veneno paralisante consiste em taipoxina, uma mistura de neurotoxinas, procoagulantes e miotoxinas, que causam hemorragia nos vasos sanguíneos e tecidos musculares, além de inibir a respiração.
Sua picada é letal em mais dos 80% dos casos não tratados, e pode matar um humano em menos de uma hora. É a cobra mais perigosa para a nossa espécie, e um dos animais mais perigosos do planeta. Mas pode respirar tranquilamente. O gênero da taipan é endêmico apenas da Austrália.
2. Cobra-marrom (Pseudonaja textilis)
Presente na Austrália e Nova Guiné, a cobra-marrom é encontrada em quase todos os habitats, com exceção das florestas mais densas. Elas medem até 2 metros de comprimento. Apesar do nome, pode ter diferentes colorações.
Dentre as cobras mais venenosas do mundo, é a segunda principal, responsável por cerca de 60% das mortes por picada de cobra na Austrália. Seu veneno impacta o sistema circulatório, causando hemorragia, colapso cardiovascular e paragem cardíaca.
3. Taipan-costeira (Oxyuranus scutellatus)
Presente no norte e leste da Austrália e em Nova Guiné, produz um veneno quase idêntico ao da taipan-do-interior. Ao encontrar sua presa, a serpente fica parada, e então se lança em sua direção, dando diversas picadas. Ela então solta a presa e aguarda o veneno ter efeito, antes de fazer sua refeição.
4. Cobra-real (Ophiophagus hannah)
Dentre as cobras mais venenosas do mundo, ela tem o maior comprimento, alcançando até 5,5 metros. A espécie vive principalmente em áreas florestais da Ásia, presente na Índia, Sudeste Asiático e Indonésia.
É uma grande predadora, cujo veneno pode matar um elefante em poucas horas após uma única picada.
5. Mamba-negra (Echis carinatus)
A mamba-negra é uma espécie de cobra que vive na África, e que usa sua velocidade para capturar suas presas, injetando-lhes seu veneno. É considerada uma das cobras mais velozes do mundo, e alcança até 4 metros de comprimento.
A combinação da velocidade, veneno e atitude agressiva torna a mamba-negra uma criatura temida na África, sendo um dos animais mais perigosos do continente.
6. Jararaca-do-norte (Bothrops atrox)
Essas cobras estão presentes na América Central e América do Sul, e se destacam pelas marcas e pela cabeça achatada. Crescem até 1,8 metros de comprimento, com as fêmeas sendo maiores.
A jararaca-do-norte é irritadiça, veloz e imprevisível. Seu veneno é necrotizante, extremamente doloroso e frequentemente mortal.
7. Krait-de-faixas (Bungarus fasciatus)
Uma cobra altamente venenosa, presente no subcontinente indiano e no Sudeste Asiático. Destaca-se pela coloração amarela e as faixas pretas ao longo do corpo. É uma cobra noturna, cujo veneno causa parada respiratória e sufocamento.
8. Boomslang (Dispholidus typus)
Cobra nativa da África subsaariana, alcançando até 1,6 m. Seu nome significa “cobra da árvore” na língua africâner, e ela caça ao mimetizar um galho, estendendo a parte frontal do seu corpo a partir da árvore. Seu veneno causa coagulação do sangue, levando a sangramento interno e externo, matando a vítima.
9. Echis carinatus
Uma das cobras mais venenosas do mundo, presente na Índia e Oriente Médio, responsável pelo maior número de mortes humanas todo ano. Muitos cientistas acreditam que ela é responsável por mais mortes humanas do que todas as outras cobras juntas. É uma cobra muito agressiva, encontrada frequentemente em áreas densamente povoadas.
10. Cobra-tigre
Cobra endêmica da Austrália e suas ilhas costeiras, incluindo a Tasmânia. Variam em tamanho e coloração, mas costumam ter faixa, daí o nome. Possuem neurotoxinas, coagulantes, miotoxinas e hemolisinas, injetando-os em suas vítimas. A picada é fatal se não for tratada.