As 7 moedas mais caras do mundo

Dominic Albuquerque
Libra esterlina. Imagem: Pixabay

O dólar americano é uma das moedas mais caras do mundo, mas existem outras que o superam. No mercado internacional, o euro é o seu rival principal, ainda que hoje, em novembro de 2022, esteja levemente abaixo do dólar. Essas taxas costumam flutuar ao longo dos anos.

Em geral, as moedas mais caras tendem a ser mais fortes. Isso porque as moedas fracas tendem a perder seu valor ao longo do tempo, como o peso argentino. Outras moedas fortes, contudo, são menos valiosas devido aos efeitos da inflação. No Oriente Médio, por exemplo, a realeza saudita é mais valiosa do que a maioria das moedas, devido à sua forte economia. Na América do Sul, o real brasileiro é uma das moedas mais fortes e mais caras da região. Ao longo do tempo, ele vem crescendo constantemente, devido a uma política econômica forte. Em contrapartida, o peso chileno é também uma moeda muito confiável, e vem crescendo de maneira constante nos últimos anos.

Conheça abaixo algumas das moedas mais caras do mundo. As taxas listadas abaixo são as recorrentes em novembro de 2022.

Moedas mais caras do mundo

Dinar kuwaitiano: 1 dinar kuwaitiano = 17,15 reais

No topo das moedas mais caras do mundo temos o dinar kuwaitiano que frequentemente ocupa essa posição, mesmo sem depender de uma taxa de câmbio fixa. A produção de petróleo contribuiu para o aumento da riqueza do Kuwait, sustentando o valor da sua moeda.

Ao longo dos anos, o Kuwait acumulou um significativo fundo de riqueza soberana. A Autoridade de Investimento do Kuwait administra esse fundo e ajuda a garantir que o país continue próspero.

Rial omanense: 1 rial omanense = 13,78 reais

O rial omanense fixou sua taxa de câmbio em relação ao dólar, com 1 rial omanense equivalendo a 2,60 dólares americanos. A moeda conseguiu manter seu valor graças à produção de óleo do país, sua política monetária rígida e as restrições financeiras.

As autoridades da Jordânia em geral restringiram a oferta de moeda para proteger o país de guerras e conflitos no Oriente Médio, o que impactou na taxa de inflação nacional. Além disso, as práticas de empréstimo em Omã tendem a favorecer companhias com aversão ao risco e empreendimentos.

Dinar jordaniano: 1 dinar jordaniano = 7,47 reais

O dinar jordaniano é, em novembro de 2022, uma das moedas mais caras do mundo. Da mesma forma que ocorre com o dólar das Ilhas Cayman, o seu valor foi fixado como superior ao do dólar. O objetivo era manter uma taxa de câmbio estável, para ajudar a atrair investimento dos EUA para a Jordânia.

Qualquer país pode fixar sua moeda a qualquer valor do dólar, mas deve mantê-lo se quiser sustentar a taxa de câmbio. A Jordânia conseguiu fazer isso nas duas primeiras décadas do século XXI.

Dólar das Ilhas Cayman: 1 dólar das Ilhas Cayman = 6,37 reais

Uma das moedas mais caras do mundo é o dólar das Ilhas Cayman. Essa moeda foi fixada como sendo equivalente a 1,20 dólares na década de 1970. Esse tipo de taxa é difícil de se manter se as condições econômicas locais não contribuírem, e se os EUA aumentarem suas taxas de juros.

O status do país como um paraíso fiscal ajuda a manter o valor da sua moeda.

Libra esterlina: 1 libra esterlina = 6,03 reais

O Banco da Inglaterra em geral tem acompanhado os desenvolvimentos em outros países nas últimas décadas, e manteve a libra mais cara que o dólar americano.

Historicamente, a libra esterlina valia mais que o dólar americano. Contudo, seu valor se reduziu durante a maior parte do século XX. Esse declínio se reverteu na década de 1980, e a libra esterlina recuperou sua vantagem sobre o dólar.

Dólar: 1 dólar = 5,40 reais

O dólar é uma das moedas mais caras do mundo, superando o euro em 2022, algo que não ocorria em 20 anos. O dólar é uma moeda importante no cenário mundial, pois serve como uma moeda central nos arranjos das taxas de câmbio de diversos países.

Quando um país fixa sua taxa de câmbio em relação ao dólar, ele se compromete com políticas monetárias e, por vezes, fiscais, com o objetivo de manter o valor da sua própria moeda estável em relação ao dólar. Essa estabilidade também é importante para o sistema mundial de trocas, e o dólar é um dos pilares do capitalismo a nível global.

Euro: 1 euro = 5,41 reais

Em novembro de 2022, a taxa de câmbio entre o real e o euro mantém o segundo ainda num nível superior. Mas essa fraqueza do real não é de todo ruim, pois ajuda a aumentar as exportações brasileiras, pois nossos produtos ficam mais baratos lá fora. Em contrapartida, é mais caro comprar do exterior, pois precisamos de mais moeda.

É o Banco Central Europeu que determina a política monetária na zona do euro, tendo mais independência de governos nacionais do que outros bancos centrais, pois supervisiona a política monetária de todo o continente. Essa independência consegue manter o euro forte, mas também contribuiu para uma crise de dívida em certos países, que têm dificuldade de habilitar certas políticas para estimular suas economias, como na Grécia e Itália.

Compartilhar