As 10 cachoeiras mais lindas do mundo

Dominic Albuquerque
Imagem: Pixabay

As cachoeiras mais lindas do mundo estão presente em diferentes partes do planeta, desde a América até a Ásia e África. As cachoeiras são belezas naturais do mundo, e carregam lendas, propriedades específicas e formações, além de uma própria história regional.

As cachoeiras se formam num ponto onde um rio ou córrego flui por uma queda vertical, ou uma série de quedas, conhecidas como quedas d’água. Podem se formar de várias formas, mas a mais comum é quando o fluxo do rio corre sobre uma camada superior de rocha resistente antes de cair em uma rocha mais macia, que erode rapidamente, levando a uma queda cada vez mais alta.

As cachoeiras mais lindas do mundo

Salto Ángel

ca1

Uma das cachoeiras mais lindas do mundo é o Salto Ángel, na Venezuela. É a maior cachoeira contínua do mundo, localizada no cume da montanha Auyán-tepu. Foi descoberta em 1933 por James Crawford, um piloto americano que buscava por minérios da região. A cachoeira tem 979 metros de altura, e faz parte do sistema do Rio Orinoco. Seu topo só pode ser acessado pelo ar, mas os turistas podem acessar o parque através de longos passeios de canoa.

Cachoeira Ban Gioc/Detian

ca2

A cachoeira Ban Gioc, ou Detian, no rio Quay Son, é a maior cachoeira da Ásia, composta por duas cascatas separadas. Localiza-se entre a China e o Vietnã, a 272 de Hanói, prosseguindo pelas fronteiras do país quase com perfeição.

Cataratas do Iguaçu

ca3

As Cataratas do Iguaçu são uma catarata em forma de ferradura alongada, dividida por ilhas rochosas e arborizadas na borda, em 275 cascatas separadas. É sem dúvidas uma das cachoeiras mais lindas do mundo, num conjunto impressionante que atrai muitos turistas. Estende-se por dois países, o Brasil e a Argentina, estando na fronteira entre ambos. Fica entre o Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, e o Parque Nacional Iguazú em Mizones, na Argentina.

Cataratas Jog

ca4

As cataratas Jog são as maiores cascadas da Índia, localizadas na região sudoeste do país, a 100 km da cidade de Shimoga. É uma cachoeira de queda livre, sem camadas e sem rochas que desviem as águas. É acessível por terra e por água, assim como por trem ou ônibus que venham de Shimoga.

Cataratas do Kaieteur

ca5

Uma das joias guardadas dentro da floresta amazônica, as Cataratas do Kaieteur são a maior queda d’água do mundo em volume de água, caindo por 226 m com um esplendor natural envolto pela imagem tropical da floresta. São uma aventura divertida para turistas na Guiana, e é possível acessá-las por voos em aviões pequenos da capital de Georgetown.

Cataratas do Niágara

ca6

As Cataratas do Niágara ficam na borda entre Ontario, no Canadá, e Nova York, nos Estados Unidos, sendo uma das cachoeiras mais famosas e visitadas do mundo, de fácil acesso. O Queen Victoria Park no lado canadense e o Prospect Point na beira das Cataratas Americanas no lado americano oferecem as melhores vistas do Niágara.

Seljalandfoss

ca7

Uma das cachoeiras mais lindas do mundo encontra-se na Islândia. A Seljalandfoss tem 62 m, e encontra-se a cerca de 121 km de Reykjavik, em um local altamente energético, segundo os moradores. A atmosfera do local atrai dezenas de turistas todo ano, apesar da localização remota.

Cachoeira Veliki Slap

ca8

Presente no Parque Nacional dos Lagos Plitviče, localizada no interior da Croácia. Se originam do rio Pltivica, que flui sobre a borda. Os lagos e cachoeiras situam-se entre a paisagem de calcário e as colinas cobertas de árvores, onde Veliki Slap desce a rocha até uma piscina azul clara. 1 milhão de visitantes anuais fazem a caminhada até o local.

Cataratas de Vitória

ca9

Nomeadas em homenagem à Rainha da Inglaterra pelo explorador britânico David Livingstone, ao encontrá-la em 16 de novembro de 1855. Localiza-se entre o rio Zambezi, estendendo-se pelo rio da Zâmbia até o Zimbábue. A cachoeira, de 1700 m, tem o dobro das de Niágara.

Cataratas de Yosemite

ca10

A maior catarata da América do Norte, quinta mais alta do mundo, nomeada em homenagem ao parque nacional. Reúne água de vários riachos, que transbordam os vales do rio Merced e se dispersam para o vale de Yosemite abaixo.

Compartilhar