Como a maioria dos vertebrados, os humanos têm apenas um coração, localizado no meio dos peitos, ligeiramente à esquerda. A função primária do coração é bombear sangue e fazer circular oxigênio por todo o corpo humano. O coração é um órgão essencial e parte do sistema circulatório que inclui sangue, vasos linfáticos e glândulas. As células precisam de oxigênio para funcionar, portanto, sem um coração, as células do nosso corpo perderiam o acesso ao oxigênio e morreriam lentamente. Infelizmente para os seres humanos, só temos um coração e, sem ele, nossas vidas chegariam rapidamente ao fim. No entanto, você sabia que existem alguns animais que têm mais de um coração?
Os animais que têm mais de um coração (corações múltiplos) normalmente evoluíram corações separados para desempenhar diferentes funções. Em vez de evoluir um coração para cumprir todas as funções essenciais do sistema circulatório, como o nosso, estes animais desenvolveram corações especializados para assumir tarefas individuais.
Exploraremos, a seguir, cinco animais com corações múltiplos.
Polvo
Ao invés de um ou dois corações, os polvos possuem três! Dois deles desempenham a mesma função, enquanto o último evoluiu por um motivo especial. O coração sistêmico do polvo faz o bombeamento de sangue ao redor de seu corpo, e os outros dois corações ramificais bombeiam sangue por meio de suas duas brânquias.
Por ser muito rico em cobre, o sangue do polvo é muito viscoso. Logo, precisa de mais pressão para bombear o sangue pelo seu corpo. Isso justifica a existência de três corações separados para dividir tal estresse e garantir que suas brânquias recebam oxigênio o suficiente.
Lula
Assim como os polvos, as lulas também possuem três corações. Seu coração sistêmico também bombeia o sangue ao redor do seu corpo, enquanto os ramificais bombeiam oxigênio por meio de suas brânquias.
Os três corações descansam dentro de uma cavidade do manto da lula, o qual é um saco com água do mar que contém os órgãos que fazem transpiração e excreção. Os corações de polvo possuem três camadas, com um ventrículo inferior e dois atriais.
O sangue de lula, em ambientes mais frios e de baixo oxigênio, fica azul por causa da hemocianina, rica em cobre.
Peixe-bruxa
O peixe-bruxa possui quatro corações, sendo mais um dos aspectos de sua pura excentricidade. Ele é um peixe viscoso em forma de enguia, sendo o único animal existente conhecido que possui um crânio, mas não coluna vertebral.
Ele possui um coração sistêmico, que é responsável por bombear sangue por todo corpo, e outros três operam de forma auxiliar, ajudando com o sistema circulatório no bombeamento de sangue.
Segundo um relatório de 2019, os corações dos peixes-bruxas batem por 36 horas em ambientes sem oxigênio. Tal qualidade incrível explica o motivo dos peixes-bruxa possuírem a menor pressão arterial entre os vertebrados. Além disso, eles também registram o maior volume sanguíneo para sua espécie. Ou seja, eles quase estão estourando de sangue. Ele, sem dúvidas, é o mais estranho da lista dos animais que têm mais de um coração.
Choco
Os chocos possuem um sistema circulatório fechado, ao contrário da maioria dos moluscos. Assim como lulas e polvos, esses peixes possuem três corações, operando de forma semelhante.
O sangue dos chocos é verde-azul devido ao seu alto nível de hemocianina, que carrega bem menos oxigênio do que a hemoglobina. Por isso, os chocos compensam tal privação movendo seu sangue bem mais rapidamente do que outros animais. Não é atoa que é o segundo da lista dos animais que têm mais de um coração.
Minhoca
O último entre os animais que têm mais de um coração é a minhoca, que não tem coração. No lugar deles, elas têm um sistema semelhante chamado arco aórtico. Ele consiste de um sistema circulatório fechado que transporta vários alimentos, resíduos e gases respiratórios por todo seu corpo.
Cinco vasos sanguíneos compõem o arco aórtico, sendo que o vaso dorsal está acima do seu trato digestivo e move o sangue para frente.