Cães são como filhos substitutos para seus donos

Elisson Amboni
Imagem: Jen Regnier/Pixabay

Enquanto muitas pessoas descrevem os cães como os melhores amigos do homem, a Dra. Anna Machin — uma antropóloga evolutiva da Universidade de Oxford — argumentou no Festival de Ciências de Cheltenham que a relação entre os cães e seus donos é ainda mais forte. Ela disse que os laços que muitos donos formam com seus animais de estimação são tão estreitos quanto os laços entre pais e filhos.

Por exemplo, em 2014, uma equipe de pesquisadores do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) descobriu que o cérebro das mães mostrou uma resposta surpreendentemente semelhante ao ver fotos de seus bebês e de seus cães, sugerindo que elas estavam experimentando o mesmo tipo de emoções.

De acordo com uma das autoras do estudo, Lori Palley, Diretora Assistente de Serviços Veterinários do MGH, “os níveis de neurohormones como a oxitocina — que está envolvida na união de pares e apego materno — aumentam após a interação com animais de estimação, e novas tecnologias de imagens cerebrais estão nos ajudando a começar a entender a base neurobiológica da relação, o que é surpreendente”.

Em outras palavras — como disse recentemente a Dr. Machin ao descrever os resultados deste estudo, “quando olhamos para o cérebro dos humanos com seus cães, vemos a impressão digital do amor e também vemos as áreas parentais do cérebro se iluminarem”. No entanto, ela admite que pode haver uma diferença de intensidade, sugerindo que os pais “provavelmente resgatariam a criança primeiro em um incêndio”.

Conforme as varreduras do cérebro dos cães, este sentimento de amor parece ser recíproco. Além disso, ao interagir com humanos, descobriu-se que os cães produzem beta endorfinas — um tipo de produtos químicos que desempenham um papel fundamental na ligação social, e muitos deles exibem fortes sentimentos de perda na morte de seus donos.

Entretanto, segundo a Dr. Machin, há diferenças entre como o amor é vivido e como ele se manifesta no caso de humanos e cães. “Obviamente eles não têm os elementos reflexivos do amor, tanto quanto sabemos, quando você se debruça sobre seu relacionamento, você devaneia sobre seu relacionamento. Se os cães sonham acordado, provavelmente se trata de salsichas”.

Compartilhar