Pantera negra

Dominic Albuquerque

A pantera negra é um animal pertencente à família dos grandes felinos, e está presente na Ásia, África e nas Américas. A pantera negra em si não é uma espécie distinta, e sim um termo usado para se referir a qualquer animal de coloração preta dentre os grandes felinos, especialmente as onças e os leopardos.

É um animal poderoso, que se adaptou bem a diferentes habitats pelo mundo, e é conhecido como um dos melhores escaladores dentre os felinos. Ainda que a pantera negra não seja classificada como uma espécie diferente, elas são consideradas como em risco de extinção, devido à redução dos números de onças e leopardos no mundo.

Anatomia e aparência

black panther g585157838 1280
Imagem: Pexels

A pantera negra tende a possuir uma coloração marrom-escura ou preta, a única diferença dentro da espécie a qual pertence. A única exceção a isso é a pantera da Flórida, encontrada na região sudeste dos Estados Unidos, que é possivelmente uma subespécie de puma.

Assim como leopardos e onças, a pantera negra também possui manchas. Mas elas também são escuras, então pode ser difícil (ou até impossível) enxergá-las. A cabeça desses animais é pequena, e eles possuem mandíbulas fortes, com olhos esverdeados e pernas traseiras que são maiores e um pouco mais longas do que as dianteiras.

Além de ser um dos grandes felinos, a pantera negra também é capaz de rugir, algo que felinos de fora desse grupo não conseguem.

Distribuição e habitat

A pantera negra é nativa de três continentes, com a localização dependendo da espécie, seja uma onça ou um leopardo. Há 30 diferentes subespécies de leopardos na Ásia e África subsaariana, e com a onça presente tanto na América do Sul como Central, a pantera negra se tornou adaptável a diferentes habitats.

Ainda que sejam mais comuns em florestas tropicais, as panteras também são encontradas em pântanos, pastagens e ambientes mais hostis, como desertos e montanhas. Assim como outros grandes felinos, a pantera negra está se tornando mais rara, devido à perda de habitat e ao desmatamento.

Comportamento e estilo de vida

A pantera negra é incrivelmente inteligente e ágil, e dificilmente vista na natureza, por ser um animal muito cauteloso e quieto. Sua coloração permite que a pantera se camufle em florestas, tornando-se quase invisível durante a noite.

A pantera é um animal solitário e de hábitos noturnos, passando grande parte do dia descansando no alto das árvores. Assim como os leopardos e onças, as panteras são escaladoras exímias, e podem observar e atacar suas presas de árvores. Bem como, são criaturas territoriais e agressivas.

Reprodução e ciclo de vida

black panther g48e9ad64f 1280
Imagem: Pexels

Tanto as onças como leopardos costumam dar a luz a entre 2 a 4 filhotes, após um período de gestação que dura 3 meses. É um gene recessivo carregado por ambos os pais que torna o filhote negro.

As panteras nascem cegas, e só abrem os olhos após duas semanas. Após alguns meses, começam a acompanhar a mãe durante as caçadas, e somente quando estão próximas aos dois anos de idade é que seguem seu rumo, quando já possuem um território próprio para si.

Dieta

A pantera negra é um animal carnívoro, e um dos mais temidos e poderosos em seu ambiente natural. Quando caça na noite, a pantera é quase invisível, o que a permite se mover nas trevas sem ser vista.

Ainda que a maior parte da caça seja feita no chão, elas também podem caçar das árvores, pulando sobre suas presas. A dieta exata vai depender da localização, ainda que herbívoros de tamanho médio e grande constituam a maior parte da dieta de muitos dos grandes felinos.

Veados, javalis, antílopes e antas fazem parte da sua dieta, assim como animais menores, como coelhos e pássaros, quando há escassez das presas de maior tamanho.

Perguntas frequentes sobre a pantera negra

Quantas espécies de panteras negras existem?

De acordo com a última estimativa, existem aproximadamente 31 espécies de pantera negras.

Quantas panteras negras existem?

Atualmente, o número de indivíduos da espécie é desconhecido.

O que uma pantera negra come?

Elas são carnívoras. Isso significa que caça e se alimenta de outros animais.

A pantera negra tem outros nomes?

Sim. Ela também é chamada de leopardo-preto e onça-preta.

Compartilhar