Animais híbridos são resultados da reprodução entre dois animais similares, como tigres e leões. Eles podem existir tanto na natureza como em laboratório, num processo chamado de “hibridização somática”, que permite a manipulação genética para a criação de uma nova espécie com traços de ambos os parentes.
A hibridização acontece por muitas razões
Uma das principais causas da hibridização é quando o território de dois animais semelhantes se sobrepõe. Isso acontece com ursos polares e pardos. Quando o clima muda, o habitat de uma espécie pode mudar para uma nova área. Esses animais podem encontrar outras espécies semelhantes. Os dois grupos podem acasalar por acidente. Quando os animais não conseguem encontrar parceiros suficientes de sua própria espécie, eles podem selecionar um parceiro de outra espécie.
Outra causa, desta vez artificial, é quando pessoas involuntariamente criam oportunidades de hibridização. Elas podem colocar duas espécies intimamente relacionadas no mesmo recinto em um zoológico, por exemplo. Ou, à medida que as cidades se expandem, as espécies urbanas podem encontrar cada vez mais as rurais. As pessoas podem até soltar animais de outros países, acidentalmente ou de propósito, em um novo habitat. Essas espécies exóticas podem encontrar e acasalar com os animais nativos.
Consequência da hibridização
Muitos animais híbridos são estéreis. Isso significa que eles podem acasalar, mas não criarão descendentes. Por exemplo, as mulas são a descendência híbrida de cavalos e burros. A maioria delas é estéril: duas mulas não podem fazer mais mulas. Só um cavalo acasalado com um burro pode fazer outra mula.
Abaixo listamos alguns desses animais híbridos mais populares no mundo.
1. Pintagol
O pintagol é o resultado da cruza entre um pintassilgo macho com um canário-do-reino fêmea. Mesmo o hibridismo de aves sendo proibido pelo IBAMA no Brasil, esta ave consta no topo desta lista porque é um dos animais híbridos mais reproduzidos no país.
Um dos motivos para o pintagol ser tão visado é o seu canto, que também pode ser híbrido — uma mistura do canto dos seus progenitores.
2. Tigreão
Sim, há uma diferença. O tigreão é o resultado de um tigre com uma leoa, diferenciando-se do ligre. Eles são bem menores que os ligres, e tendem a ser menores que ambos os parentes, também.
A aparência lembra a dos pais, os tigres, mas eles possuem traços das mães também, como a habilidade de rugir e a sociabilidade.
3. Wholphin
O wholphin é um dos animais híbridos mais raros. Eles se originam através da reprodução entre a fêmea de um golfinho-nariz-de-garrafa e um macho da falsa-orca (membro da família dos golfinhos, sem relação com as orcas).
São uma mistura interessante dos pais, com uma pele cinza-escura, uma cor equilibrada entre o cinza claro do golfinho e o preto da falsa-orca.
4. Ligre
O ligre, como mostrado na imagem em destaque, é o filhote de um leão e uma tigresa, e provavelmente o híbrido mais famoso, além de ser o maior dentre os grandes felinos.
Os ligres costumam ser maiores que ambos os parentes. Diferentemente de outros híbridos, seria quase impossível encontrar um ligre na natureza, pois tigres e leões não compartilham os mesmos habitats.
5. Leãopardo
Os leãopardos, ou leopons, são animais híbridos raros, fruto da união entre um leopardo macho e uma leoa.
Os leãopardos podem ficar tão grandes quanto os leões, mas possuem pernas menores, como as do leopardo. Eles também possuem outras características dos leopardos, como o apreço pela água e por escaladas.
6. Bífalo
Os bífalos são fruto da união entre um búfalo e gado doméstico. Na maioria dos casos, o bífalo origina-se através da reprodução de um touro domesticado com uma fêmea do bisão americano. Diferentemente de outros animais híbridos, os bífalos conseguem se reproduzir.
Eles foram criados intencionalmente por humanos, e produzem uma carne mais saborosa, como a do bisão, mas são mais domesticáveis, como o gado.
7. Urso grolar
O urso grolar é a mistura entre o urso polar e o urso pardo (ou grizzly bear, em inglês). É uma mistura interessante, pois, de maneira geral, esses animais não gostam de compartilhar o mesmo espaço, seja em cativeiro ou na natureza.
Contudo, a intervenção humana permitiu a sua criação. Devido aos genes do urso pardo, os ursos grolares vivem melhor em ambientes mais quentes.
8. Jagleão
O jagleão é uma mistura de uma onça macho, ou jaguar, e uma leoa. Pouquíssimos deles existem, então ainda se sabe pouco sobre esse animal.
9. Zebralo
O zebralo é a mistura entre a zebra e o cavalo. Normalmente, eles são inférteis, e misturas híbridas com zebras são raras. Eles costumam ter a aparência de um cavalo, ou de outro equino que fez parte da mistura, e as listras da zebra.
10. Geep (“bodelha”)
O geep, ou “bodelha”, é a mistura entre um bode e uma ovelha. Eles são extremamente raros. Os bodes e ovelhas carregam números diferentes de cromossomos, então não se sabe se as bodelhas são um híbrido de verdade, ou uma ovelha com anomalias genéticas.
11. Cama
Assim como o bífalo, a cama foi criada com o objetivo de produzir um animal mais economicamente viável que seus parentes.
São a mistura entre camelos dromedários e lhamas, tipicamente através da inseminação artificial. Camas não possuem as corcovas dos camelos, mas compartilham a pelugem macia das lhamas.
Foram feitos com a intenção de criar um animal produtor de lã que fosse forte e dócil o suficiente para ser usado como animal de carga em ambientes desérticos.