O Brasil possui uma biodiversidade que muitos países invejam. E, quando falamos sobre este assunto, é impossível não lembrar da grande variedade de aves brasileiras. Somente na região amazônica existe a maior concentração de espécies de aves do planeta. Outras regiões do Brasil também são muito privilegiadas e contêm diversas espécies endêmicas, fator que estimula diversos projetos de conservação por universidades, instituições nacionais e internacionais.
Conheça 13 aves brasileiras
Arara-azul-de-lear
A arara-azul-de-lear é uma das mais marcantes com sua plumagem de azul profundo, anel orbital amarelo e faixa amarela na base da mandíbula inferior. Alimenta-se de frutos de um seleto número de palmeiras e se concentram especialmente na Bahia. A arara-azul-de-lear é classificada como ameaçada de extinção devido ao comércio ilegal de aves e à perda de habitat, causada pelo desmatamento e crescimento urbano.
Tucano-toco
O tucano-toco é uma das aves mais conhecidas do Brasil, com sua distinta plumagem preta, pescoço branco e bico grande e multicolorido. É a maior das espécies de tucanos, seu visual cômico conquistando popularidade global. Prefere viver nas bordas da floresta em vez de dentro da floresta e pode ser encontrado nas partes central e sul do Brasil.
Coruja-buraqueira
A coruja-buraqueira vive em tocas que ela mesma cavou ou assumiu de outro camarada buraqueiro. Um de seus padrões de comportamento mais notáveis é decorar a parte externa de suas tocas com tampas de garrafas, pedaços de papel, papel alumínio, pontas de cigarro ou outros lixos, o que os ornitólogos acreditam ser uma forma que ela achou de mostrar que suas casas estão ocupadas. Elas vivem majoritariamente no sul do Brasil.
Martim-pescador amazônico
O martim-pescador amazônico macho é mais notável por sua plumagem verde oleosa, pescoço branco e peito de bronze profundo. Eles vivem ao redor das margens dos lagos e grandes rios de fluxo lento do Brasil, onde capturam suas presas de crustáceos e peixes de água doce. Eles podem ser encontrados em todo o Brasil.
Ema
A ema é a maior ave da América do Sul e se instalou na região central do Brasil e em vários parques nacionais, incluindo a Chapada dos Veadeiros. É uma ave que não voa e prefere viver em áreas abertas em bandos de 10 a 100 para proteção extra contra predadores.
Gritador
Encontrado no sul do Brasil, o gritador ganhou esse nome pelos sons que faz para atrair um parceiro durante a época de acasalamento; chamadas altas de ambos os sexos podem ser ouvidas a até três quilômetros de distância. Um dos fatos mais interessantes sobre o gritador é que, uma vez que encontra uma companheira, permanece em um relacionamento monogâmico por toda a sua vida, estimada em até 15 anos.
Arara-vermelha
A arara-vermelha é um dos papagaios mais populares e mais reconhecíveis graças à sua plumagem vermelha, amarela e azul brilhante. Prefere florestas úmidas e perenes e pode ser encontrada em várias áreas do Brasil, incluindo o Buraco das Araras, uma profunda depressão de terra em Bonito.
Jandaia-verdadeira
A jandaia-verdadeira é um papagaio pequeno e altamente inteligente, fácil de identificar por sua plumagem vibrante e colorida. Tem asas e cauda verdes, corpo laranja profundo, pescoço e cabeça amarelos e bico preto. Sua beleza e ânsia de imitar palavras e frases o tornaram um animal de estimação popular. Sendo uma ave social, pode ser vista em grandes bandos em matas no nordeste do Brasil.
Mutum-de-cara-nua
Esta linda ave ocupa as partes centro-leste e sul do Brasil, bem como o Pantanal e a região sudeste da bacia amazônica. Apesar deste amplo habitat, a espécie é classificada como vulnerável devido à caça e destruição do habitat reduzindo a população total. O mutum de cara nua tem uma crista notável em sua cabeça que se parece com um moicano encaracolado e distingue os sexos — os machos têm cristas pretas enquanto as fêmeas têm uma crista branca.
Beija-flor-rubi
O beija-flor-rubi é uma espécie bastante comum e pode ser encontrado no leste do Brasil em jardins, parques e nas bordas de florestas. Ele pode ser visto pairando em torno de alimentadores de pássaros que as pessoas deixam em suas janelas. Os machos dão nome à espécie graças à mancha de cor rubi altamente iridescente em suas gargantas.
Aracari de orelhas castanhas
O araçari-de-orelha-castanha é um membro da família dos tucanos e araçari. É facilmente identificável pelo seu peito amarelo e vermelho brilhante e pela faixa castanha na cabeça. Pode ser encontrada no Pantanal, na bacia amazônica do sul e no extremo sudeste do Brasil.
Papagaio-de-cabeça-amarela
O papagaio-de-cabeça-amarela pode ser avistado na região do Cerrado do Brasil, incluindo o Parque Nacional das Emas. Nidifica em cavidades em cupinzeiros e se alimenta de sementes e frutos. Sua população está em declínio devido à perda de habitat.
Beija-flor-de-fronte-violeta
O beija-flor-de-fronte-violeta é uma espécie que ganhou o nome devido à sua cabeça violeta. Eles são frequentemente encontrados no sudeste do Brasil, especialmente em florestas, matas densas, jardins e parques. Seus números populacionais são estáveis e é uma ave comum em seus habitats.