Os antigos egípcios desfrutaram de uma das civilizações mais antigas e avançadas do mundo, baseada no antigo norte da África ao longo do rio Nilo. Hoje, o mundo conhece essa civilização por seus faraós, pirâmides e múmias, mas há muitos outros fatos fascinantes que pouca gente conhece.
1. Antigos egípcios amavam gatos
Os antigos egípcios respeitavam e adoravam os gatos. Os felinos tiveram um papel importante nas práticas sociais e religiosas. Várias divindades do antigo Egito, como Bastet e Sekhmet, têm cabeças de gato. Acreditava-se que os gatos protegiam os faraós egípcios do mal, incluindo cobras venenosas. Os gatos foram mumificados no antigo Egito e estátuas comemorativas dos gatos também foram construídas. O Livro Egípcio dos Mortos também menciona gatos.
2. Egípcios veneravam animais e tinham pets
Os animais ocupavam um lugar especial no coração dos antigos egípcios. Muitos eram reverenciados como encarnações de deuses ou mantidos como animais domésticos. Os gatos, como mencionado anteriormente, eram muito populares. No entanto, outros animais como cães, babuínos, íbis, falcões e até leões também eram respeitados. Quando um dono de animal de estimação morria, os animais de estimação também eram mumificados e enterrados com o dono morto. Acredita-se que os antigos policiais egípcios até usavam cães e macacos treinados para ajudá-los em seus deveres.
3. Haviam médicos no antigo Egito
Embora a maioria dos médicos do mundo antigo não tivesse especialização, os do antigo Egito eram frequentemente especializados para tratar partes específicas do corpo, assim como os médicos especialistas atuais. Relatos de antigos viajantes e historiadores mencionam tais médicos no antigo Egito.
4. Homens também usavam maquiagem
Tanto homens quanto mulheres do antigo Egito usavam maquiagem em grandes quantidades. Maquiagem na forma de kohl foi aplicada nos olhos. Acreditava-se que protegia contra a ira dos deuses Hórus e Rá. Os minérios de malaquita e galena foram usados para preparar kohl. Foi aplicado ao redor dos olhos. As mulheres também usavam tinta vermelha para manchar as bochechas e henna para colorir as unhas e as mãos. Tanto homens como mulheres usavam perfumes feitos de mirra, canela e óleo.
5. Os antigos egípcios jogavam tabuleiro
Muitas pinturas do antigo Egito retratam a realeza e pessoas comuns envolvidas em jogos de tabuleiro. O “Senet”, “Cães e Chacais” e “Mehen” eram tocados pelos antigos egípcios. O amor por tais jogos era tão intenso que às vezes os tabuleiros dos jogos eram enterrados com o corpo dos donos após a morte.
6. Os antigos egípcios eram excelentes inventores
Os antigos egípcios eram mais avançados do que muitas civilizações que vieram depois deles. Eles eram especialistas no campo da invenção científica. Muitas das coisas modernas usadas hoje já estavam em uso no Egito antigo. Usava-se, por exemplo, papiro para escrever, que era feito a partir da medula da planta de papiro que crescia ao longo do rio Nilo. Outro curioso item que os antigos egípcios utilizavam era a pasta de dente, produzida a partir de cascas de ovos em pó queimadas, pedra-pomes, cinzas e cascos de boi.
7. A vida após a morte era central na vida de todos
Os antigos egípcios tinham uma forte crença na vida após a morte e suas atividades eram frequentemente guiadas por essa crença. Após a morte, eles foram enterrados por seus entes queridos junto com todas as coisas que amavam ou possuíam, incluindo escravos, animais de estimação, jóias, utensílios domésticos e muito mais. Até os corpos dos mortos eram mumificados. Tudo foi feito na crença de que essas coisas poderiam ser necessárias para os mortos em sua próxima vida.
8. Um deus para cada coisa
Mais de 2.000 divindades foram adoradas no Egito Antigo . Havia deuses para quase tudo. Por exemplo, Hathor era a “deusa vaca” egípcia associada à saúde e ao amor feminino. Osíris era o Deus da Morte e Ra era o Deus Sol. A deusa Ísis estava ligada à maternidade, proteção e ritos funerários.
9. Mulheres egípcias tinham direitos e liberdades
Embora muitas mulheres nos tempos atuais lutem para que seus direitos e liberdades básicos sejam reconhecidos, as do antigo Egito gozavam de grande independência financeira e legal. Elas podiam comprar e vender propriedades, divorciar-se e casar-se novamente, e receber salários iguais como os dos homens. Elas também poderiam fazer seus testamentos e servir em júris.