Estes pássaros cantam a mesma música há um milhão de anos

Lorena Franqueto
Imagem por jeanvdmeulen, disponível no Pixabay.

Os passarinhos da família Nectariniidae são coloridos, pequenos e muito parecidos com os beija-flores. Segundo recente estudo, esses pássaros cantam a mesma música há muito tempo na região da África Oriental. Os autores estimam que são mais de 500 mil – ou até 1 milhão – de anos expressando os mesmos sons.

Uma das espécie dessa família chama-se pássaro de colarinho duplo oriental (Cinnyris mediocris). Os mesmos vivem no alto de montanhas de Moçambique até mais ou menos o Quênia.

Ao longo dos anos ocorreu um isolamento das populações desses animais, ou seja, uma separação entre eles. Por isso, os biólogos imaginavam que o canto dessas aves tivesse mudado ao longo desse tempo isolados, assim como em outras espécies, mas a descoberta foi bem diferente.

Por que os pássaros cantam a mesma música por tanto tempo?

eMxV52G8EmkLuTxM5uBsak 970 80.jpg
Um pássaro-sol de colarinho duplo, créditos para JayHendry.

Com objetivo de verificar mudanças no canto dos pássaros, os autores foram até 15 ilhas da África Oriental no período de 2007 até 2011. Os mesmos gravaram mais de 120 cantos de passarinhos de 6 linhagens diferentes dos pássaros. Por fim, por meio de análise que relaciona os fatos com os números, os pesquisadores avaliaram a evolução do canto dos animais.

O resultado foi que, mesmo em populações isoladas dessas aves, grande parte delas ainda cantam as mesmas músicas. Além disso, descobriram que os grupos de pássaros há mais tempo separados possuem canções quase idênticas. Enquanto as populações distantes há pouco tempo, têm cantos mais diferentes.

Ao contrário do canto dos pássaros do Hemisfério Norte, que evoluiu rapidamente e passou por inúmeras mudanças. De acordo com as pesquisas, tais alterações ocorreram devido às variações nas condições ambientais do norte ao decorrer dos anos.

Já as montanhas da África Oriental sofreram poucas mudanças geológicas e, por isso, não haveriam motivos para as canções das aves serem tão diferentes. Inclusive, pela análise dos pesquisadores, até a plumagem das aves é semelhante, mesmo após tantos anos separados.

As conclusões e os próximos passos:

Em resumo, os autores concluíram que o canto dos pássaros permanecerá inalterado por anos, até que alguma mudança ambiental provoque evoluções.

O autor do artigo e professor de biologia, Rauri Bowie, fez uma comparação sobre esse assunto: “Se você isolar os humanos, seus dialetos muitas vezes mudam; você pode dizer depois de um tempo de onde alguém vem. E a música foi interpretada da mesma maneira”. Mas não é o caso do canto dessas aves, as quais manteram suas canções por anos!

Após a descoberta de que os pássaros cantam a mesma música, os pesquisadores continuarão com as pesquisa na África Oriental. Agora, o foco está no porquê algumas aves desenvolveram canções mais recentes e algumas não.

Compartilhar