Helicóptero da Airbus voou apenas com óleo de cozinha

SoCientífica
Imagem: Airbus

Um Airbus H225 completou o primeiro voo utilizando 100% de combustível de aviação sustentável (SAF) em um dos motores Safran Makila 2. O voo, que ocorreu na sede da empresa em Marignane, marca o início de uma campanha para avaliar o impacto do uso 100% desse “novo combustível”.

“Enquanto todos os helicópteros da Airbus são certificados para voar com até 50% de SAF misturado com parafina, a ambição de nossa empresa é ter seus helicópteros certificados para voar com 100% de SAF dentro de uma década. O voo de hoje é um primeiro passo importante para este objetivo”, disse Stefan Thome, Vice Presidente Executivo de Engenharia e Diretor Técnico da Airbus Helicopters.

Os testes proporcionarão uma melhor compreensão dos desafios técnicos do uso de 100% do SAF. O helicóptero de teste H225 voou com SAF não misturado derivado de óleo de cozinha usado, fornecido pela TotalEnergies, que oferece uma redução líquida de 90% de CO2 em comparação com o combustível de jato comum.

“SAF é um pilar importante da estratégia de descarbonização dos helicópteros da Airbus, pois proporciona uma redução imediata nas emissões de CO2 sem impacto negativo no desempenho do helicóptero”, acrescentou Thome.

“Agradeço aos nossos parceiros Safran Helicopter Engines e TotalEnergies por sua importante colaboração para tornar o voo de hoje uma realidade”. Uma maior cooperação entre todas as partes interessadas do setor é essencial para superar os desafios associados à implementação em larga escala do SAF e para fazer progressos reais na redução das emissões de CO2 da indústria da aviação”.

Compartilhar