Quais peixes podem viver fora d’água?

Jamille Rabelo

Algumas espécies de peixes desenvolveram a capacidade viver fora d’água, ou seja, de respirar ar, e alguns peixes conseguem literalmente atravessar a rua.

Os peixes usam brânquias (ou guelras) para retirar oxigênio da água. Mas muitos peixes possuem adaptações que os deixam respirar ar.

Por exemplo, o mangrove rivulus, uma espécie de killifish, “tem uma pele especializada que consegue realizar alguns papéis das brânquias”, como a manutenção dos níveis de sal, diz Andy Turko, pesquisador de killifish da Universidade de Guelph, no Canadá.

A super pele também tem vasos sanguíneos que estão localizadas na superfície da pele, permitindo que mais oxigênio seja absorvido pelo sangue.

Peixes que além de respirar ar, caminham

O peixe-gato caminhante, uma espécie nativa do sudeste asiático que invadiu o sul da Flórida, tem um órgão extra que o ajuda a absorver o oxigênio do ar e viver fora d’água.

“Depois de uma grande tempestade, não é muito difícil ver este peixe-gato se agitando pela estrada”, diz George Burgess, um ictiólogo do Museu de História Natural da Flórida.

O peixe flexiona seu corpo para frente e para trás para se mover, e sua barbatana peitoral espinhosa proporciona uma alavanca adicional. 

Outro exemplo são as enguias, que sobem sobre represas e outros obstáculos enquanto viajam rio acima, respirando oxigênio através de sua pele.

Alguns killifhs se “pulam e se viram de um lugar para outro” em terra, e embora estes movimentos pareçam aleatórios, “eles sabem o que estão fazendo”, diz Burgess.

Além desses peixes, o peixe-pulmão (lungfish) da África Ocidental supera esses outros peixes em questão de viver fora d’água. Eles possuem guelras e um pulmão primitivo. Durante os períodos secos, os animais se envolvem em um casulo de muco, se enterram na lama e ficam adormecidos, às vezes durante anos. Assim, quando as chuvas voltam, os peixes saem da terra.

hero westafricanlungfish

Por que os peixes saem da água?

Os peixes deixam a água por várias razões, tais como escapar de predadores ou ambientes com baixo nível de oxigênio.

Tanto o peixe cabeça-de-cobra como o peixe-gato caminhante saem da água em busca de companheiros, comida ou se sua fonte de água atual está secando, diz Burgess.

Uma espécie chamada tralhoto, ou peixe de quatro olhos, sobe em lodaçais brasileiros para se alimentar de insetos. E o peixe grunion é famoso por vir à terra para desovar nas praias da Califórnia.

As adaptações são diversas e ainda há muito o descobrir sobre os peixes que vivem fora d’água.

Compartilhar