Uma mulher acordou com um meteorito ao lado de sua cabeça. A rocha especial por pouco não a acertou depois que atravessou seu telhado e caiu em seu travesseiro.
Quase acertada por um meteorito
Ruth Hamilton, residente em Golden, British Columbia, dormia tranquilamente em sua cama na noite de 3 de outubro quando algo despencou do seu telhado, despejando escombros junto com um explosivo estrondo, que a acordou.
Nesse momento, ela pulou da cama e acendeu a luz. Desse modo, ela descobriu que havia uma pedra aninhada entre seus travesseiros, ao lado de onde estava repousando sua cabeça a alguns segundos.
A pedra era do tamanho de um punho, pesando cerca de 1,3 kg. O The New York Times noticiou na quinta-feira (14 de outubro).
Uma história incrível
Hamilton ligou imediatamente para o 911, um policial chegou a sua casa e investigou os destroços, verificando com uma empresa de explosão se eles haviam detonado alguma bomba na rodovia.
Segundo um representante da construtora, nenhuma explosão aconteceu naquela noite, contudo, eles disseram ter visto uma luz brilhante no céu que explodiu.
Em vista disso, Hamilton percebeu que o que estava na sua cama era uma rocha do espaço, um verdadeiro meteorito.
Todos os anos milhares de rochas espaciais atravessam a atmostera terrestre e atingim a superfície do planeta como meteoritos. Contudo, a maioria deles passa despercebida.
Meteoros e Meteoritos
Hamilton é uma das poucas pessoas na história que ficou tão perto de um meteorito enquanto ele caía.
A maioria (entre 90 e 95 por cento) desses meteoros queima completamente na atmosfera, resultando em uma faixa brilhante que pode ser vista no céu noturno. No entanto, quando os meteoros sobrevivem ao seu mergulho em alta velocidade em direção à Terra e caem no solo, eles são chamados de meteoritos.
A maioria dos meteoritos encontrados no solo pesa menos de meio quilo. Embora possa parecer que esses pequenos pedaços de rocha não causariam muito dano, um 1 libra. (0,45 quilogramas) meteorito viajando acima de 200 mph (322 km / h) pode cair do telhado de uma casa ou quebrar o pára-brisa de um carro.
Quando o meteorito Grimsby pousou em Ontário, Canadá, em 2009, por exemplo, quebrou o para-brisa de um SUV. Em outro incidente, meteoritos bateram na traseira de um Chevy Malibu em Peekskill, Nova York, em 1992. Felizmente, ninguém ficou ferido durante esses eventos.
No entanto, os pedaços de rocha que caem do céu nem mesmo são a maior preocupação em relação aos impactos de meteoros.
O que causa mais danos é a onda de choque produzida pelo meteoro quando ele se quebra na atmosfera da Terra. Então, você não precisa ficar atento para as pedras caindo – você precisa se preocupar com a onda de choque.