A bicefalia é uma condição de formação na qual um organismo nasce com duas cabeças. Tendo em seu zoológico uma cobra de duas cabeças adulta, o entusiasta de répteis, Brian Barczyk, acaba de divulgar um vídeo do animal comendo dois ratos – ao mesmo tempo. Confira o vídeo aqui.
A cobra de duas cabeças é uma Cobra Real Californiana, uma espécie não venenosa da América do Norte. O animal, ademais, recebeu carinhosamente o nome de Ben e Jerry. Assim, Barczyk, dono da loja BHB Reptiles e do zoológico The Reptarium, compartilhou em seu Instagram o vídeo da serpente devorando dois ratos simultaneamente, um com cada cabeça.
Evidentemente, a imagem um tanto bizarra despertou a curiosidade dos seguidores com perguntas como: “Eles têm dois sistemas digestivos?” ou “Quantos anos eles têm? Incrível que ainda estejam vivos.”
De acordo com Brian, as serpentes na verdade compartilham um mesmo sistema digestório. Deste modo, suas traqueias se juntam em apenas uma logo abaixo das duas cabeças. Os dois ratos, portanto, devem causar alguns conflitos durante a digestão, mas nada que ponha em risco a vida de Ben e Jerry.
De acordo com o dono do The Reptarium, inclusive, houveram diversas tentativas de compra de cobras de duas cabeças para que houvesse uma adulta no zoológico. Contudo, Ben e Jerry foram vendidos ao The Reptarium por um amigo de Brian e felizmente conseguiram atingir a idade adulta de forma saudável.
Como nasce uma cobra de duas cabeças
A bicefalia é uma condição bastante rara que envolve muitos fatores, de genética a desenvolvimento. De forma geral, essa condição surge quando um zigoto que daria origem a animais gêmeos (monovitelínicos) acaba não se dividindo completamente. Assim, a parte anterior do corpo forma duas cabeças independentes, enquanto o resto do corpo, incluindo coração, pulmões e intestinos, acaba compartilhado pelos dois animais.
Esse fenômeno pode acontecer em praticamente qualquer animal. Todavia, registros de cobras com bicefalia são em geral mais comuns do que em outros animais como mamíferos.
De forma geral, uma cobra de duas cabeças tem mais dificuldade para sobreviver na natureza, uma vez que cada cabeça irá pensar em caçar e fugir de forma independente. Ainda assim, não sendo pelo fator comportamental, animais com essa condição podem sobreviver e alcançar a vida adulta.
Mesmo sendo um evento que ocorre naturalmente, pesquisadores suspeitam que a mudança no ambiente tem aumentado o número de animais com bicefalia. Estima-se que uma em cada 10.000 cobras nascem com duas cabeças, da mesma forma que Ben e Jerry. Ainda assim, metais pesados e resíduos industriais podem ter um papel relevante nessa característica.
O vídeo está disponível no Instagram snakebytestv.