Nossos gatos também enxergam todo o espectro de cores que o mundo tem a oferecer?A percepção de cores e a visão são influenciadas por células fotorreceptoras encontradas na retina de nossos olhos. O trabalho delas é converter a luz que entra no olho em sinais elétricos, que são então transmitidos através dos nervos ópticos para o cérebro, onde a imagem pode ser decodificada.
Os cones e os bastonetes são dois tipos diferentes de células fotorreceptoras. O primeiro atua com luz forte e percebe as cores por meio de pigmentos, enquanto o segundo, mais sensível, permite a visualização com pouca luz. É por isso que, à noite, apenas os tons de cinza são visíveis. Os gatos têm de seis a oito vezes mais bastonetes do que os humanos, o que lhes permite ver melhor à noite. Nossos olhos, por outro lado, têm dez vezes o número de cones, indicando que enxergamos melhor em dias bem iluminados.
O campo visual de um gato é muito maior que o nosso. Os seres humanos têm um campo de visão de 180 graus, o que lhes permite ver tudo ao seu lado, bem como diretamente à sua frente. Os gatos têm um campo de visão mais amplo de cerca de 200 graus, o que lhes permite perceber as coisas por trás deles.
Uma das capacidades reduzidas de visão que os gatos têm é a saturação. Ela ajuda nosso mundo a se destacar e parecer vibrante para nós como humanos. Os gatos, por outro lado, não têm o mesmo nível de saturação de visão que os humanos. Tudo é mais enfadonho para um gato. As cores não brilham tanto e cada cor tem menos tons.
Gatos enxergam no escuro?
Os olhos dos gatos brilham no escuro. Você sabe por quê? Devido ao aumento da quantidade de bastonetes em suas retinas, seus olhos são significativamente melhores na detecção de luz. Eles requerem apenas um sexto da quantidade de luz que os humanos precisam para ver. O Tapetum lucidum, uma estrutura atrás da retina, é responsável pelo brilho. Ele funciona como um espelho, refletindo a luz para frente e para trás entre os fotorreceptores e os cones e bastonetes da retina, ampliando assim a quantidade de luz disponível.
Os gatos são tricromáticos como nós, mas isso não significa que percebam da mesma forma que nós. A visão de um gato é semelhante à de alguém com daltonismo para o vermelho. Eles têm todos os três tipos de cones, mas sua capacidade de detectar comprimentos de onda vermelho-laranja é severamente prejudicada. Os gatos também não enxergam tantas cores quanto os humanos, e as que eles veem são suaves, de modo que seu ambiente parece muito menos colorido do que o nosso.
Com informações de Excited Cates e Futura Sciences.