A Nasa divulgou recentemente um vídeo em que o telescópio espacial James Webb, o maior e mais poderoso telescópio de ciências espaciais do mundo, abre seus enormes espelhos dourados pela última vez aqui na Terra.
O Webb é um observatório multiuso que permitirá aos astrônomos estudar algumas das primeiras estrelas e galáxias do universo, procurar por possíveis sinais de vida nas atmosferas de planetas alienígenas próximos e fazer uma variedade de outros trabalhos de alto nível. Seu espelho primário tem 6,5 metros de largura, comparado a 2,4 m para o Hubble.
O que se vê no vídeo divulgado pela agência é parte uma longa série de testes projetados para garantir que os 18 espelhos hexagonais de Webb estejam preparados para uma longa jornada no espaço e uma vida de profundas descobertas.
“O espelho primário é uma maravilha tecnológica”, disse Lee Feinberg, o gerente de elemento do telescópio óptico para o Webb no Goddard Space Flight Center da NASA, em um comunicado . “Os espelhos leves, revestimentos, atuadores e mecanismos, eletrônicos e cobertores térmicos, quando totalmente implantados, formam um único espelho preciso que é verdadeiramente notável.”
O Webb passou por um conjunto bastante rigoroso de testes em preparação para seu grande lançamento no final deste ano.
Envolveu a implantação de cada um dos 132 atuadores e motores do telescópio que ajudam os espelhos a se moverem como um só. Eles também podem manipular os espelhos para desdobrá-lo de sua forma compacta de viagem, uma vez que seja lançado em órbita.
Os testes ocorreram na sala de controle de testes do Webb em Redondo Beach, Califórnia. A sala incluía equipamento de compensação de gravidade exclusivo para simular o ambiente de gravidade zero do espaço.
Confira o Vídeo: