Há 37 anos, o cisne foi salvo pelo carteiro turco e, desde então, reconhece seu salvador com lealdade e uma grande amizade. E, devido a tanto tempo juntos, descobriu-se que o cisne pode ter uma vida muito mais longa como pet do que na se estivesse solto na natureza.
Foi na província turca de Edirne onde tudo começou, quando o carteiro Recep Mirzan dirigia com seus amigos, 37 anos atrás. No caminho, ele notou um cisne ferido. Ele pode notar que sua asa estava quebrada. Para a surpresa de seus amigos, Mirzan decidiu levar o cisne com ele e tratá-lo evitar que o animal se tornasse a alimentação de alguém.
“Já que adoro animais, disse a mim mesmo que deveria levá-lo para casa em vez de deixá-lo como presa de raposas”, disse Mirzan à Associated Press. “Nós nos acostumamos. Nós nunca nos separamos.”
Relacionado: Cisne se recusa a abandonar parceiro preso em linha de pipa; veja vídeo
Logo após se recuperar, a ave não quis deixar seu salvador e desde então vive com ele em uma fazenda na região de Karaagach, perto da fronteira com a Grécia. Mirzan batizou o cisne pelo nome de Garip, que significa “estranho”. O nome também é usado para descrever alguém que não tem sorte na vida.
Garip passa a maior parte do tempo fora do cercado, e nunca tentou escapar de da companhia de seu salvador. Hoje Recep Mirzan possui 63 anos, deixou o emprego como carteiro e se aposentou. Garip segue Mirzan o tempo todo quando ele trabalha na fazenda ou em suas caminhadas noturnas. Mirzan diz que ele e Garip estão acostumados um com o outro e nunca se separam. Mirzan é viúvo e não tem filhos, então ele considera o cisne como seu filho.
Sabe-se que na natureza os cisnes vivem em média até 12 anos, mas como pet podem viver até 30 anos. No entanto, a história do cisne e do carteiro mostra que o limite ainda pode ser desconhecido.