Connect with us

Hi, what are you looking for?

História & Humanidade

Antigo vaso chinês em forma de cisne armazena líquido desconhecido

O vaso, com mais de dois mil anos, armazena 3 litros de um líquido cuja amostra foi enviada para análise

Vaso com líquido misterioso
Pote antigo contendo líquido misterioso encontrado em cemitério na China.

Uma descoberta misteriosa tem intrigado cientistas. Um vaso, com mais de dois mil anos, armazena 3 litros de um líquido cuja amostra foi enviada para análise. O líquido tem uma coloração entre o amarelo e marrom e possui algumas impurezas.

O objeto estava dentro de uma tumba antiga da atual cidade de Sanmenxia, província de Henan, região central chinesa.

O vaso, fabricado em bronze, já estava um pouco corroído, mas ainda é identificável. Junto, havia um capacete e uma bacia de bronze, além de espadas fabricadas em ferro de jade.

Continua depois da publicidade
Vaso chinês

Um pote de bronze de 2.000 anos recém-descoberto na província de Henan, no centro da China, continha mais de 3 litros de líquido desconhecido. (Imagem: Xinhua )

Uma das aplicações da descoberta, é entender melhor da natureza na época. O vaso implica que há dois mil anos os cines já haviam migrado da Sibéria para a China.

A imagem abaixo contém os itens: 

A princípio, acredita-se que isso se deve a uma ideia muito parecida com o que os egípcios antigos também faziam: objetos eram enterrados junto com os faraós para que pudessem ser utilizados em uma vida após a morte.

O túmulo deve ter sido feito, segundo os pesquisadores, entre a dinastia Qin (221 aC-207 aC) e o início da dinastia Han (202 aC-220 aC), e pertenceu a um oficial de baixo escalão.

Continua depois da publicidade

A China Antiga

Esse período foi um período de ouro da China. O imperador Qin a unificou e, posteriormente, a dinastia Han foi essencial para o desenvolvimento do império. O período pré-unificação é chamado de período dos Reinos Combatentes

Nesse período, sete reinos chineses lutaram pela controle da China: Chu, Han , Qi, Qin, Wei, Yan e Zhao

Provavelmente pela xenofobia, ouvimos falar muito pouco da rica história da China Antiga aqui no Brasil, mas os feitos eram impressionantes.

Continua depois da publicidade

Da cultura chinesa antiga, dois dos grandes nomes que conhecemos aqui são o filósofo Confúcio, o qual o nome ficou atribuído a uma religião, Confucionismo.

O outro é o grande estrategista militar Sun-Tzu, cuja obra “A arte da guerra” é muito difundida até os dias de hoje, muito além do campo militar. 

Além disso, a China possui algumas importantes invenções: o papel, a pólvora, a pipa, álcool, a bússola, a seda, porcelana, foguetes, semeador, o papel moeda etc.

Continua depois da publicidade

A seda e as porcelanas eram adoradas, por séculos, nor países europeus. Rotas super lucrativas eram feitas com o intuito de fazer esse comércio, como a famosa rota da seda.

Os chineses também eram ótimos navegantes, e possuíam tecnologia naval muito a frente de seu tempo, muito antes das grandes navegações, lideradas por portugueses e espanhóis.

Continua depois da publicidade
Avatar
Publicado por

É divulgador científico por paixão. Gradua-se em Física pela UFSCAR e atua principalmente na Ciencianautas e SoCientífica.


Populares hoje

Ciência

Na Paleontologia, encontrar novas peças que pertenceram a milhões de anos atrás é um dos principais objetos de estudo. No entanto, durante uma expedição...

Notícia

Os hominídeos Homo antecessor são parentes bem antigos dos Homo sapiens. Esses humanos ancestrais habitavam vastas regiões da Europa entre 1,2 milhões e 800...

Notícia

No dia 18 de fevereiro de 2021, a sonda Perseverance da NASA pousou na cratera de Jezero, na superfície de Marte. No entanto, o...