Cientistas da universidade de Oregon descobriram que os gatos têm mais lealdade aos donos do que se imaginava. Antes pensava-se que o gato “vivia por conta própria” e alguns até mesmo levantaram a hipótese de que ele só vive ao redor dos humanos por causa da comida fácil que recebe.
Ao contrário da crença popular, a pesquisa, publicada em 2017 no periódico Behavioural Processes, revelou que a maioria dos gatos prefere a interação com as pessoas, ao invés de brinquedos, alimentos e estímulos olfativos (cheiros agradáveis).
As pesquisadoras Christine Vitale Shreve, Lindsay Merkham e Monica Udell sugerem que os gatos são bastante mal compreendidos, pois de acordo com pesquisas recentes, eles têm habilidades sociocognitivas complexas. Ou seja, a crença comum de que os gatos não são tão sensíveis aos estímulos sociais pode estar equivocada simplesmente porque as pessoas não sabem que ações específicas os gatos acham estimulante.
Para avaliar até que ponto os gatos gostam de certas coisas, os pesquisadores testaram as respostas de dois grupos felinos (19 gatos cada). Um grupo consistia apenas de gatos que viviam em casas, enquanto o outro grupo consistia de gatos de um abrigo. Eles foram mantidos separados um do outro e das pessoas por duas horas e meia e, posteriormente, tiveram suas reações observadas.
O gato tem uma tendência a socializar
A cada animal foi oferecido alimento, algum cheiro interessante, um brinquedo ou uma oportunidade de interagir com um humano. Os estímulos foram misturados para diferentes gatos a fim de descobrir exatamente o que os animais mais gostavam. O grau de atração do estímulo foi medido com base no que ou para quem o gato foi primeiro, e quanto tempo durou essa interação.
Surpreendentemente, os cientistas descobriram que, independentemente de onde viviam, os gatos preferiam a companhia humana mesmo em detrimento da comida, com um total de 65% indo direto para os humanos. Isto, sugerem os pesquisadores, indica que os gatos gostam de estar perto de seus donos.
A pesquisa mostrou que o seu gato, assim como os que vivem soltos e em abrigos, tem uma tendência a se socializar com os humanos, independentemente do contato estreito e regular que tiveram antes com eles. A presença dessa característica parece bastante lógica para os animais que, há milênios, sempre estiveram ao lado dos humanos.
*Aprenda mais sobre gatos em livros da Amazon
- Vida de Gato: https://amzn.to/38VK6QQ
- Entenda seu gato: Tudo o que você sempre quis saber sobre o comportamento felino: https://amzn.to/3n7qQ86
- O encantador de gatos: O guia definitivo para a vida com seu felino: https://amzn.to/2LfkhmF