Matemático cria forma mais simples de resolver equações quadráticas

Felipe Miranda
O professor Po-Shen Loh. (Créditos da imagem: Reprodução)

No ensino médio, ou no final do fundamental, com certeza um dos assuntos que você mais deve ter odiado na matemática são as equações quadráticas. Apesar de não serem difíceis, são extremamente chatas de se trabalhar.

É basicamente aquele sistema de decoreba: você decora um algoritmo, substitui os elementos a, b e c e encontra o x, ou o f(x), vulgo y, ou seja lá qual for a incógnita que você está buscando.

Recentemente, um matemático chamado Po-Shen Loh, da Universidade Carnegie Mellon, localizada em Pittsburgh, no estado da Pensilvânia, EUA, disse que há uma forma muito mais simples de se resolver.

Para Loh, a função quadrática é um “notável triunfo dos primeiros matemáticos”. Os primeiros registros dela remetem há cerca de quatro milênios, ainda durante a Civilização Babilônica.

Os babilônios eram exímios matemáticos, além de outros destaques como civilização. Um dos mais lembrados é o Código de Hamurabi, que foi imortalizado pela expressão “olho por olho, dente por dente”.

O código institui uma lei que é chamada de lei de talião. Registra, na verdade. As leis eram orais, e Hamurabi, então rei babilônio, registrou de forma escrita, formando o primeiro conjunto escrito de leis conhecido.

Voltando para a matemática, a função quadrática foi um dos avanços dessa civilização. Entretanto, Loh lamenta pelo novo método simples, perdido pelos milênios e divulgado apenas agora, por ele.

“É lamentável que, para bilhões de pessoas em todo o mundo, a fórmula quadrática seja também a primeira (e talvez única) experiência de uma fórmula bastante complicada que eles precisam memorizar”, diz o matemático em seu artigo.

Po-Shen Loh descreve o novo método de resolução de equações quadráticas e como ele chegou neste, em um artigo publicado apenas como preprint, até o momento, disponível no ArXiv.

Como é esse tal ‘novo método’ para equações quadráticas?

Se você não se lembra do que é uma equação de segundo grau, talvez possa se lembrar dessa famosa palavra: ‘fórmula de Bhaskara’. Isso, aquela fórmula que você aprendeu no nono ano.

A equação quadrática recebe esse nome porque o x, a incógnita principal, é elevado ao quadrado. Comumente, a equação é: ax² + bx + c = 0, onde a, b e c são números que seguem algumas regras.

A resolução da equação é feita por meio da fórmula de Bháskara: x = -b 2a, onde (delta) representa b² – 4ac. Se você não conhece, pode parecer complicado, mas é bem simples na verdade.

Por ser elevado ao quadrado, o x recebe dois valores, por isso existe o + e – juntos após o b. Cada letra representa uma posição de número, então basta substituir tudo e facilmente resolver a equação, e você terá dois valores, ambos equivalentes a x.

O novo método consiste em, basicamente, encontrar dois valores, de forma que possam ser colocados na forma (x-r).(x-s), onde r e s representam números que possuem soma equivalente a -b e produto (multiplicação) equivalente ao termo c.

Uma explicação detalhada pode ser acessada no site do matemático, clicando aqui, ou por meio do vídeo abaixo, feito pelo professor Hao-Nhien Vu, ministrado e legendado em inglês.

Po-Shen Loh diz que embora nunca tenha ouvido falar, pode ser que outras pessoas já saibam do método. Ele, entretanto, não encontrou nada semelhante na língua inglesa.

Com informações de Science Alert.

Compartilhar