Pela primeira vez, um robô espião faz vídeo inédito de gorilas cantando e soltando pum. O comportamento, nunca visto, será exibido no seriado “Nature: Spy in the Wild 2“, do famoso canal de documentários PBS.
A vida no santuário de Uganda na TV
Esse e outros comportamentos curiosos e inéditos na TV serão exibidos na 2 ª temporada de “Nature: Spy in the Wild” (Natureza: Espião em estado selvagem, em Português). No entanto, os novos episódios prometem revelações ainda mais próximas e realísticas da vida dos gorilas em um santuário em Uganda – onde a série está sendo filmada.
Tudo isso será possível, de acordo com informações passadas ao site Live Science, pelo fato do robô espião animatrônico conseguir posicionamento estratégico em meio ao bando de macacos. Assim, as filmagens acontecerão diariamente e surpresas podem ser esperadas como as cenas dos gorilas cantando e soltando pum na hora do jantar.
O narrador atribui ao comportamento hilário e curioso um “coro de agradecimento”.
Robô com olhos expressivos
O produtor de “Nature: Spy in the Wild 2”, Matt Gordon, falou ao site Live Science que o robô espião realístico foi desenhado com a intenção de assemelhar o equipamento a um rosto móvel e expressivo – sobretudo na região dos olhos. Sem isso, dificilmente seria possível chegar tão perto, de forma segura, do bando de macacos.
“A comunicação visual é muito importante entre os gorilas”, explicou o produtor ao Live Science. Gordon completa que será possível, já no 1 º episódio da série, que os gorilas se fixaram diretamente nos olhos do robô espião. Assim foi uma das etapas para o bando aceitar a presença do equipamento.
Gordon ainda brincou que, muitas vezes, para que o robô consiga se posicionar tão perto de animal selvagens é preciso lubrificá-lo com fezes. “Não é o trabalho mais agradável.”, pondera.
Outras cenas imperdíveis, além da qual o robô espião faz vídeo inédito de gorilas cantando e soltando pum, esperam pelo público. Como no episódio onde mostra o robô batendo em seu peito, como forma uma forma de resposta a à batida no peito de um gorila filhote. Isso revela um maravilhoso e encantador ritual em épocas de reprodução dos primatas.
“Um jovem gorila se aproximou e fez o natural por ele, que era bater no peito. Para um bebê gorila, isso significa ‘eu quero brincar’”, explicou Gordon. “Tivemos um momento maravilhoso e mágico. Em que houve uma agradável interação entre nosso gorila espião e o bebê gorila, onde eles estavam realmente interagindo”, disse o produtor ao site.
O robô e o macho dominante
O produtor também falou para o site sobre as dificuldades de conseguir inserir o robô espião no bando, devido ao macho dominante. Gordon explica que isso foi conseguido ao evitar que o “gorila espião” olhasse diretamente para o primata dominante, mostrando submissão ao líder do bando.