Os tubarões estão entre as criaturas mais fascinantes e mal-entendidas do mundo. Os tubarões são às vezes confundidos com assassinos ferozes ou predadores devoradores de humanos, mas são essencialmente criaturas pacíficas e silenciosas que evitam os humanos sempre que possível. Existem cerca de 1.000 espécies diferentes de tubarões nos oceanos e separamos 7 delas que acreditamos que você ainda não conhece.
Tubarão-azul
Os tubarões-azuis vivem em águas abertas e são migratórios. Eles podem ser encontrados em quase todas as partes do oceano, com uma enorme variedade. Eles vivem em oceanos temperados e tropicais e crescem até cerca de três metros de comprimento. A forma longa do tubarão-azul o ajuda a se mover muito rapidamente pela água, quando necessário, o que o torna um caçador veloz. Os tubarões-azuis geralmente se alimentam de presas menores, como pequenos peixes e lulas.
Tubarão-de-pijama
Esta espécie particular de tubarão pode parecer inventada, mas é de fato uma espécie única conhecida cientificamente como Poroderma afriocanum. Esses tubarões são impressionantes devido às listras distintas que correm longitudinalmente ao longo de seus corpos, da cabeça à cauda. Esse padrão é provavelmente o que deu o seu nome, pois as listras escuras e claras lembram pijamas listrados clássicos.
Tubarão-elefante
O tubarão-elefante é o segundo maior peixe do oceano, depois do tubarão-baleia. Ele pode crescer até 15 metros e pesar cerca de 4,5 toneladas. Como seus primos tubarões-baleia, os tubarões-elefante comem filtrando grandes quantidades de água através de filtros semelhantes a guelras em sua boca. Eles podem filtrar até 2 mil toneladas de água a cada hora, consumindo plâncton e pequenas criaturas marinhas.
Tubarão-gato
O tubarão-gato e é um tipo de tubarão que é biofluorescente, significando que usa luminescência natural para atrair outros de sua espécie. O tubarão-gato é de cor cinza-claro, como a maioria dos tubarões, mas tem um padrão preto acinzentado escuro em todo o corpo que se assemelha a um padrão de cerca de arame. Esse padrão ajuda o tubarão-gato a se camuflar quando está descansando no fundo do oceano entre escombros e rochas.
Tubarão-serra
Um tubarão-serra é um tubarão de aparência distinta, nomeado por seu longo focinho em forma de serra. O rostro, que se projeta de sua cabeça, é longo e esbelto, cravejado de dentes afiados em forma de serra, que ele usa para cortar e abater sua presa. Existem nove tipos diferentes de tubarões-serra, mas todos têm alguma forma desse focinho distinto.
Tubarão-zebra
Os tubarões-zebra são um tubarão de nome confuso, pois seus padrões e marcações diferem com a idade. Quando jovens, os tubarões-zebra têm uma listra marrom-escura e amarela, e são essas listras que se acredita terem dado ao tubarão o seu nome de ‘zebra’. Quando os tubarões atingem a maturidade, no entanto, suas listras desaparecem e eles têm uma pele marrom-amarelada com manchas circulares escuras, como uma chita ou um leopardo. É possível perceber isso na imagem seguinte.
Tubarão-leopardo
Embora talvez não seja tão raro quanto outros da lista, o tubarão-leopardo é uma espécie de tubarão menos conhecida, principalmente porque tem um habitat muito limitado. Seu habitat principal vai da costa do Oregon até o Golfo da Califórnia, nos Estados Unidos. Nos meses mais quentes, eles podem ser encontrados em baías e enseadas mais rasas, como as de La Jolla, especialmente durante a época de reprodução.
Seu nome deriva das manchas escuras em forma de sela ao longo de suas costas e nadadeiras. O padrão cinza-escuro ou preto em um corpo prateado se assemelha a uma mancha semelhante à de um leopardo. Ao contrário dos leopardos reais, os tubarões-leopardo vivem em grupos nômades.