6 formas de salvar animais polinizadores

Dominic Albuquerque
Abelha coberta de pólen. A abelha é o principal animal polinizador. Imagem: Pixabay

Existem diversas formas de salvar animais polinizadores, criaturas importantíssimas para nossos ecossistemas. Os polinizadores movem-se de planta em planta, em busca de pólen, rico em proteínas, ou néctar, alimento que dá energia. Enquanto fazem isso, elas são polvilhadas de pólen, movendo-se para a próxima flor e fertilizando-a, permitindo-a que se reproduza e forme sementes, frutas e outros alimentos.

Isso, por sua vez, forma a fundação da cadeia alimentar de outras espécies, humanos inclusos. As abelhas são os polinizadores mais importantes, mas mais de 100.000 invertebrados – como borboletas, mariposas, vespas, moscas e besouros – e mais de 1.000 mamíferos, aves, répteis e anfíbios agem como polinizadores.

Infelizmente, os polinizadores estão em declínio no mundo. A perda de habitat, as espécies invasivas, parasitas e pesticidas são os principais culpados. Felizmente, existem várias formas de salvar animais polinizadores.

Como ajudar a salvar animais polinizadores

Plante vegetais nativos

greenhouse g18e7e6360 640
Plantar e manter jardins é uma ótima forma de salvar animais polinizadores. Imagem: Pixabay

Plantas nativas evoluíram ao lado da vida selvagem da sua região. Plantas nativas formam a fundação do habitat de polinizadores, pois os fornecem o pólen e néctar para comida, protegendo-os de elementos ameaçadores e servindo como abrigo.

A melhor forma de atrair borboletas, abelhas, beija-flores e outros polinizadores é encher o seu quintal com plantas nativas.

2. Crie locais para abelhas formarem ninhos

sel1
Casas de abelha, além de adoráveis, ajudam a manter a população desses insetos. Imagem: David Mizejewski.

Há muitas espécies de abelhas que não formam colmeias. Ao invés disso, fêmeas individuais depositam seus ovos em túneis de madeira em decomposição e solo arenoso. Você pode criar esses locais deixando galhos de árvores em sua casa, ou locais vazios de areia, ou ainda construindo pequenas casas de abelhas.

3. Evite pesticidas

Uma das formas de salvar animais polinizadores é evitando ameaças que reduzem seus números. As abelhas são nossos polinizadores mais importantes, e são insetos, assim como borboletas. O uso de pesticidas mata esses insetos. Herbicidas, por sua vez, matam importantes plantas das quais os polinizadores dependem tanto para comida como para a formação de ninhos.

Evite pesticidas e mantenha seu jardim seguro de uma forma natural e orgânica.

4. Plante asclépias

sel2
Asclepias são as únicas plantas hospedeiras da lagarta da borboleta-monarca. Imagem: Tom Potterfield, Flickr Creative Commons

A borboleta-monarca decaiu em mais de 90% em apenas vinte anos. Uma das principais causas para isso é a falta de asclépias, a única planta hospedeira de lagarta da espécie. Sem asclépias, as monarcas não conseguem completar seu ciclo de vida, reduzindo sua população.

Plantando asclepias em seu quintal, jardim ou vizinhança, você pode atrair essas borboletas, facilitando sua sobrevivência.

5. Proteja pastagens e outros biomas

Outra forma de salvar animais polinizadores é proteger pastagens e diferentes biomas onde essas criaturas vivem. As pastagens são cheias de plantas nativas que fornecem pólen e néctar a abelhas, borboletas, beija-flores e outros polinizadores. Elas também fornecem asclepias, planta hospedeira da lagarta da borboleta-monarca. Garantir que esses biomas se mantenham vivos é importante para manter as populações de polinizadores.

6. Una-se a organizações de apoio à vida selvagem

Existem diversas organizações que direcionam seus esforços para cuidar e restaurar a vida selvagem, uma delas sendo a National Wildlife Federation, que também trabalha no Brasil. Contribuir como membro, seja para ela ou outras, divulgar seus trabalhos e participar das ações em geral é uma das formas de ajudar a cuidar do planeta.

Você pode pesquisar sobre organizações da sua região (ou país, caso esteja no exterior) e descobrir diferentes formas de ajudar. Toda ação faz alguma diferença, inclusive compartilhar tais iniciativas em suas redes sociais, expandindo a consciência coletiva acerca desse assunto.

Compartilhar