6 coisas para saber antes de criar galinhas no quintal

Você está pensando em criar galinhas no seu quintal? Aprenda os fundamentos da criação de galinhas com este fácil guia.

Alessandra Martins
Como começar a criar galinhas em seu próprio quintal. Imagem: Canva

Você já considerou criar galinhas no seu quintal? Com este guia fácil de entender, aprenda o básico de como criar essas aves. Desde escolher a raça certa e criar um ambiente seguro até alimentá-las, manuseá-las e cuidar delas, levantamos todas as informações que você precisa saber para embarcar com sucesso em sua jornada de criação de galinhas!

Criar galinhas em seu quintal pode ser tão divertido quanto cuidar de plantas. Separar um espaço e organizar tudo para receber os pintinhos ou frangos é um trabalho que requer estudo. Para isso, separamos as principais informações, para que você cuide de suas aves com facilidade e ter sucesso na produção. 

Compreenda os requisitos locais

Antes mesmo de começar a procurar um galinheiro ou comprar pintos, é importante entender as leis e regulamentos locais sobre a criação de galinhas. Dependendo de onde você mora, pode haver restrições quanto à criação de aves. Faça sua pesquisa para descobrir quais regras e regulamentos se aplicam em sua área antes de iniciar seu projeto.

Como começar a criar galinhas em seu próprio quintal. Reprodução: canva
Imagem: Canva

Doenças como a gripe aviária colocam em alerta a criação de aves próxima ao ambiente doméstico, logo criar galinhas no quintal deve seguir toda uma regulamentação e cuidados. Além disso, você deve estar ciente da legalidade da prática em sua cidade, estado e país. Essas informações podem ser adquiridas junto a Vigilância Sanitária e Secretaria de Agricultura do município. 

Escolha a raça certa de galinhas 

Antes de começar sua jornada de criação de galinhas, é importante entender as diferentes raças e escolher a certa para suas necessidades. Cada raça tem suas próprias características, incluindo tamanho, produção de ovos, temperamento, consumo de ração e até preço. Algumas das raças mais populares aqui no Brasil são:

  • Rhode Island Reds: ave com crista cor de rosa, com potencial para postura e carne; 
  • New Hampshire Reds: possui plumagem vermelho-clara, sendo conhecida por produzir ovos marrons, mas também pode ser consumida a sua carne; 
  • Gigante Negra de Jersey: essa raça produz galinhas de grande porte, que combinam bem com a produção de carnes, mas também produz ovos de excelente qualidade e de casa marrom;
  • Plymouth Rocks: com plumagem branca ou acinzentada, crescem bem e podem ser criada tanto para produzir ovos como para ser consumida a carne;

Considere o clima da região e estilo de vida antes de decidir sobre qual raça é melhor para você. Tenha em mente seus objetivos e adquira aves de boa procedência. 

Configure uma área ou construa um galinheiro

Após decidir a raça e o número de aves que gostaria de manter, é hora de começar a montar o galinheiro e a área de corrida. As galinhas precisam de um lugar seguro para dormir à noite, com bastante espaço para se movimentarem, o popular “poleiro”, onde elas se organizam para dormir. 

O galinheiro deve ser bem ventilado e bem isolado contra temperaturas frias. Certifique-se de que haja espaço suficiente para que as aves se exercitem confortavelmente e longe de quaisquer predadores em potencial, como coiotes ou guaxinins.

Estocar suprimentos

Antes de trazer suas aves para casa, certifique-se de estocar todos os suprimentos necessários. Você deve ter bastante ração, comedouro e bebedouro, caixas de nidificação, alguns itens básicos para cuidar delas, como um kit de primeiros socorros e pratos de água, e quaisquer itens diversos associados à criação de galinhas. 

Como começar a criar galinhas em seu próprio quintal. Reprodução: canva
Imagem: Canva

Se você planeja criar galinhas para ovos, certifique-se de que uma cesta de ovos esteja incluída em sua lista de suprimentos, além de estrutura para que as galinhas possam se acomodar e colocar os seus ovos. O ideal é que você procure a orientação de um técnico em zootecnia para configurar o seu galinheiro. 

Apresente suas galinhas ao novo lar

Quando você traz suas aves para casa pela primeira vez, é importante dar a elas um período de adaptação. As galinhas podem ser bastante tímidas e podem não querer explorar seu novo ambiente imediatamente. Dê-lhes alguns dias para se sentirem confortáveis com sua nova casa antes de tentar manipulá-las ou apresentá-las a outros animais. 

Depois disso, certifique-se de que o galinheiro esteja seguro, limpo e abastecido com comida e água para as aves, para poderem explorar confortavelmente em seu próprio ritmo. Cuidar de galinhas é um trabalho diário, logo, você precisara se dedicar diariamente para evitar percas.

Compartilhar