Naufrágio descoberto no Nilo prova relato de Heródoto há 2.469 anos

SoCientífica
Um arqueólogo inspeciona a quilha de um naufrágio descoberto nas águas ao redor da cidade portuária de Thonis-Heracleion, descrita por Herótodo em seus relatos. Imagem: Christoph Gerigk / Franck Goddio / Fundação Hilti

O historiador grego Heródoto visitou o Egito e escreveu sobre embarcações fluviais incomuns no Nilo. Vinte e três linhas de sua Historia, a primeira grande história narrativa do mundo antigo, são dedicadas à intricada descrição da construção de um “baris”. Ele foi chamado de “O Pai da História” pelo escritor romano e orador Cícero por sua famosa obra As Histórias, mas também foi chamado de “O Pai das Mentiras” por críticos que afirmam que essas “Histórias” são pouco mais que fantasias.

Durante séculos, os estudiosos argumentaram sobre o seu relato porque não havia evidência arqueológica de que tais navios existissem. Mas acontece que agora existe. Um naufrágio “extremamente bem preservado” nas águas da cidade portuária de Thonis-Heracleion revelou o quão preciso foi o historiador.

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Um tratamento artístico do naufrágio descoberto. A metade superior do modelo ilustra o naufrágio como escavado. Abaixo disso, áreas não escavadas são espelhadas para produzir um contorno completo do barco. Foto: Christoph Gerigk / Franck Goddio / Fundação Hilti (Reprodução: The Guardian)
Um tratamento artístico do naufrágio descoberto. A metade superior do modelo ilustra o naufrágio como escavado. Abaixo disso, áreas não escavadas são espelhadas para produzir um contorno completo do barco. Foto: Christoph Gerigk / Franck Goddio / Fundação Hilti (Reprodução: The Guardian)

No ano de 450 AEC, Heródoto testemunhou a construção de um baris. Ele observou como os construtores “cortam tábuas de dois côvados de comprimento [cerca de 100 cm] e as organizam como tijolos”. Ele acrescentou: “Nos fortes e longos espigões [pedaços de madeira] eles inserem tábuas de dois côvados. Quando eles constroem o navio desta maneira, eles esticam raios sobre eles… Eles obturam as costuras de dentro com papiro. Há um leme passando por um buraco na quilha. O mastro é de acácia e as velas de papiro…”

Busto de Heródoto de Halicarnasso. Foto: G Nimatallah / De Agostini / Getty Images (Reprodução: The Guardian)
Busto de Heródoto de Halicarnasso. Foto: G Nimatallah / De Agostini / Getty Images (Reprodução: The Guardian)

Heródoto estava certo

A escavação do que foi chamado Navio 17 revelou um vasto casco em forma de crescente e um tipo de construção anteriormente não documentada envolvendo pranchas grossas montadas com espigas – exatamente como Heródoto observou, ao descrever um barco ligeiramente menor.

Originalmente medindo até 28 metros de comprimento, é um dos primeiros grandes barcos comerciais egípcios já descobertos.

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O casco de madeira do navio 17, que confirma os relatos do historiador grego Heródoto. Foto: Christoph Gerigk / Franck Goddio / Fundação Hilti
O casco de madeira do navio 17, que confirma os relatos do historiador grego Heródoto. Foto: Christoph Gerigk / Franck Goddio / Fundação Hilti

Cerca de 70% do casco está bem preservado no fundo do Nilo. As pranchas de acácia eram mantidas juntas com longas espigas costais – algumas com quase 2m de comprimento – e presas com pinos, criando linhas de “costelas internas” dentro do casco. O grande navio dirigido usando um leme axial com duas aberturas circulares para o remo de direção e um passo para um mastro em direção ao centro da embarcação.

A arquitetura náutica do naufrágio está tão próxima da descrição de Heródoto que poderia ter sido feita no próprio estaleiro que recebeu a visita do historiador. 

Uma versão deste artigo foi publicada pela primeira vez em Março de 2019.

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