Há muitas aves que voam em bando, algo feito com diferentes propósitos. Um deles é a segurança proporcionada, uma vez que é mais fácil identificar e se defender de predadores quando estão em grupo. Outra é que o agrupamento permite que essas aves voem mais longe e usem menos energia, criando elevação.
O voo em bando é comum em muitas espécies, mas não significa que todas essas aves se reúnem com os mesmos objetivos, ou que possuem os mesmos comportamentos. É comum que os grupos se formem durante períodos migratórios, em busca de novos lares durante o inverno, mas algumas espécies, como os pombos, formam bandos mesmo sem a necessidade de migrar.
Este artigo irá explorar alguns dos principais tipos de aves que se agrupam em voo.
Melros
Há mais de 100 espécies de melros, a maioria das quais vivem em regiões tropicais e temperadas. São aves que voam em bando durante o outono antes de migrarem, e que congregam em grandes números, ocasionalmente com bandos de outras espécies, como estorninhos.
Melros participam de murmúrios, onde o conjunto se move como se fosse um só.
Estorninhos
Estorninhos são pássaros de alcance mundial, deixando de ocupar apenas desertos áridos. Há centenas de espécies e subespécies de estorninhos, que habitam em diferentes partes do mundo. Algumas espécies são migratórias, e a maioria são altamente sociais, voando em bandos ao longo do ano.
Os murmúrios dos estorninhos são um dos mais impressionantes no reino animal.
Tordo-americano
Ainda que haja muitas espécies de tordo, o tordo-americano é a mais conhecida. São pássaros migratórios, mas que não esperam o período de migração para formarem bandos. Eles são ativos durante o dia, e reúnem-se em grandes grupos pela noite. Também se alimentam em bandos, observando o comportamento de outras aves para detectar predadores.
Pombos
Há mais de 30 espécies de pombos, que residem em diversos habitats ao redor do mundo. São uma das aves que voam em bandos, mas que se diferenciam da maioria das criaturas voadoras, pois não migram. Pombos preferem se manter no mesmo ambiente ao longo do ano, e sobrevivem com facilidade durante os meses frios. Ainda assim, costumam voar juntos.
Flamingos
Famosos por sua coloração rosada, são encontrados nas Américas, África e Eurásia. Flamingos são criaturas altamente sociáveis, e passam a vida nas regiões quentes do planeta. Quase sempre são encontrados em bandos, e os grupos podem chegar aos milhares durante o período reprodutivo. Eles usam um sistema de bando que os protege quando alguns membros estão com a cabeça enterrada na lama.
Grous
Grous são uma das aves que voam em bando. Em geral, são solitários e territoriais no período reprodutivo, mas agregam-se durante o inverno, formando bandos largos para descansarem, se alimentarem e socializarem. Assim como outras aves que formam bandos, os grous usam o coletivo para se defenderem de predadores. Durante a migração, também voam juntos.
Cegonhas
As cegonhas gostam de regiões mais secas, como savanas e pastagens. Há diversas espécies espalhadas pelo mundo, muitas das quais são migratórias, buscando climas mais quentes durante o inverno. São aves sociáveis, com bandos que podem alcançar milhares de indivíduos. Durante o período reprodutivo, grupos de 50 ou mais também se reúnem.
Garças
As garças possuem um longo alcance, habitando em todos os continentes, mas evitando as áreas mais frias, desertos áridos e montanhas muito altas. São solitárias em geral, mas congregam em grandes números durante o período reprodutivo.
Gansos
Aves aquáticas encontradas em muitas partes do mundo, em lagos, lagoas, pântanos e campos, mas também áreas humanas, como parques e escolas. São aves muito sociáveis. Formam pares durante o período reprodutivo, e ficam em grupo durante o resto do ano. Migram em bandos, algo que facilita suas viagens.
Pelicanos
Pelicanos possuem uma distribuição por regiões temperadas e tropicais. Há oito espécies vivas, e é possível encontrá-los em águas costeiras e interiores. São criaturas sociáveis, que congregam em grandes grupos em busca de segurança e conveniência. Estão dentre as aves que voam em bando, e é possível observá-los formando uma linha durante o voo.