10 erros comuns que certamente matarão sua orquídea

Damares Alves
Imagem: Pixabay

Cultivar orquídeas dentro de casa pode ser um desafio, mas certamente não é uma tarefa impossível. Se você já se sentiu frustrado ao tentar cultivar uma Phalaenopsis ou Dendrobium, este guia é para você. Essas flores de beleza única e delicada exigem cuidados especiais e atenção. No entanto, isso não deve desencorajá-lo a experimentar a sua grandiosidade.

Todos nós cometemos erros comuns no cuidado das plantas, que podem não afetar a maioria de nossas plantas domésticas, mas as orquídeas podem ser mais vulneráveis ​​devido à sua sensibilidade. Ao entender a natureza epífita das orquídeas, você pode compreender melhor seus cuidados. As raízes de uma planta epífita ficam expostas ao ambiente e não têm acesso aos nutrientes e à água fornecida pelo solo. Isso significa que simplesmente plantar sua orquídea não garantirá seu crescimento saudável.

A seguir, exploraremos alguns erros que podem afetar adversamente a saúde de suas orquídeas.

1. O ar seco causa asfixia e doenças

manchas orquidea
Orquídea com manchas características de doença fúngica. Imagem: Forest & Kim Starr

A qualidade do ar, especialmente a umidade e a circulação, desempenha um papel crucial na saúde das orquídeas. Essas plantas precisam de umidade para compensar o que perdem durante a respiração, idealmente entre 40% e 75%. Se a sua orquídea estiver em um local seco, como perto de um aquecedor ou ar condicionado, é aconselhável movê-la. Em climas secos, um hidrômetro e um umidificador podem ser necessários.

Além da umidade, a circulação do ar é essencial para evitar o crescimento de bactérias e fungos. O ar úmido e estagnado pode levar a doenças que danificam as raízes e as folhas. Um simples ventilador pode ser suficiente para manter um bom fluxo de ar e evitar o acúmulo de problemas.

2. O tipo errado de fertilizante pode prejudicar uma orquídea saudável

the wrong kind of fertilizer can harm an otherwise healthy orchid 1694638657 1
Imagem: Youtube

Muitas fontes utilizam fertilizantes padrão 10-10-10 ou 20-20-20, que fornecem uma mistura equilibrada de nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K). Embora úteis para orquídeas, existem algumas considerações adicionais.

É recomendado evitar fertilizantes à base de amônia ou uréia, optando por aqueles ricos em nitrato para melhor absorção pelas orquídeas. Existem fertilizantes específicos para orquídeas sem uréia disponíveis, pois há preocupações de que as raízes da orquídea não consigam absorver a uréia.

Além dos macronutrientes NPK, os micronutrientes também são importantes. Por exemplo, uma deficiência de magnésio pode causar amarelecimento das folhas da orquídea, então certifique-se de que seu fertilizante fornece quantidades adequadas deste nutriente.

3. Fertilizar com muita frequência pode causar queimaduras nas raízes e folhas marrons

fertilizing too often causes burnt roots and brown leaves 1694638657
Imagem: Estojo/Shutterstock

Definir as necessidades nutricionais de suas plantas e estabelecer um cronograma de fertilização adequado é vital. Um erro comum é a superalimentação, que pode prejudicar o crescimento das orquídeas e causar danos às raízes e folhas.

A comunidade de orquídeas adota o princípio de “fertilizar levemente, semanalmente”. Como as orquídeas são epífitas e podem obter nutrientes de outras fontes além do solo, a fertilização não é tão crítica quanto à luz solar adequada, qualidade do ar, temperatura e rega. No entanto, isso não significa que a fertilização seja insignificante. Determinar o melhor regime de fertilização envolve considerar se suas orquídeas estão em crescimento ativo, o tipo de substrato que você está usando, o teor de sais solúveis em sua água e as especificações de orquídeas que você possui.

Para ter plantas mais saudáveis, é necessário encontrar um equilíbrio entre todos esses fatores, o que exigirá alguma pesquisa. A menos que o cuidado com as orquídeas seja sua única tarefa, você precisará definir um cronograma que funcione para todas as suas plantas. Isso pode envolver a aplicação de um fertilizante diluído a cada rega – algo como ¼ ou ½ colher de chá de fertilizante por galão de água durante o verão, e metade disso durante o inverno. Para plantas especialmente necessárias, considere o uso de misturadores de liberação lenta ou spray foliar.

4. Cuidado, não mexa demais na sua planta

Orquideas com folhas murchas
Imagem: Reprodução

Embora as orquídeas sejam plantas exigentes, movê-las e mexer nelas em excesso pode causar danos, como apodrecimento das raízes e choque de transplante. As orquídeas passam por um período de dormência, semelhante à hibernação, que pode parecer que a planta está morrendo, mas é uma parte normal do seu ciclo de vida.

Se você perceber que sua orquídea não está produzindo novas folhas ou flores por vários meses, antes de fazer alterações drásticas, considere a época do ano e os sinais de dormência. Após a primavera e no verão, as flores cairão, os caules ficarão secos e as folhas opacas. Isso é normal e pode ser comparado ao que acontece no jardim durante o inverno. Diminua a rega e a fertilização durante esse período e permita que a planta floresça novamente em seu próprio ritmo.

5. O vaso errado inibirá o crescimento das raízes epífitas

como replantar uma orquidea 1
Imagem: Pinterest

As orquídeas têm raízes aéreas únicas e geralmente são vendidas em vasos de plástico transparente, que permitem a entrada máxima de luz, essencial para a saúde das raízes. Replantar em um vaso escuro pode prejudicá-las.

Outro aspecto importante no cuidado com as orquídeas é garantir a drenagem adequada. Os vasos de orquídeas podem ter grandes buracos nas laterais, mas qualquer vaso com drenagem no fundo ou com ventilação adicional serve. É crucial adicionar furos de drenagem se o vaso não tiver. Vasos transparentes também permitem monitorar o substrato e as raízes para determinar quando regar.

6. O substrato errado pode sufocar as raízes

Subtrato para orquideas
Imagem: Youtube

Ao contrário de muitas plantas domésticas, como orquídeas, sendo epífitas, preferem substratos que permitem a liberdade das raízes, semelhante ao seu ambiente natural em árvores na selva. Escolher o substrato errado pode sufocar o sistema radicular.

A cascata de pinheiro, ou fibra de côco com seus espaços amplos, permitem a entrada de ar, enquanto misturas de solo compacto impedem a circulação de ar. A casca do abeto é frequentemente a preferida para orquídeas, pois facilita o fluxo de ar, retém água e se decompõe lentamente. Embora possam parecer muito simples, pedaços de casca podem ser tudo o que uma orquídia precisa.

7. Podar demais ou na hora errada afeta a qualidade da floração

pexels cottonbro studio 4270181
Imagem: cottonbro studio

A “poda” de uma orquídea é mais um corte preciso do que a remoção de grandes partes da planta. É crucial cortar em momentos adequados, evitando o período de reserva ativa para não prejudicar o ciclo de reserva e o crescimento da planta. O corte ideal deve ser feito quando novas folhas e raízes se desenvolvem ou no final do ciclo de desenvolvimento, focando em folhas murchas ou descoloridas e possíveis danos nas raízes.

Um erro comum no cuidado das plantas, incluindo orquídeas, é usar ferramentas não esterilizadas, o que pode disseminar doenças de uma planta para outra. Para esterilizar tesouras ou outras ferramentas, você pode usar Lysol, desinfetantes domésticos, alvejante à base de cloro ou álcool isopropílico. Observe que limpar (remover sujeira e detritos) e desinfetar (matar doenças) são processos diferentes.

8. A luz solar direta vai queimar as folhas

Luz solar direta irá queimar as folhas da sua orquídea
Imagem: Afra Asy-Syifa/Shutterstock

Embora muitas plantas domésticas tenham um lugar escuro perto da janela, as orquídeas não têm a mesma necessidade. Originárias de florestas tropicais, onde a luz é filtrada através de uma densa camada de folhas, as orquídeas são acostumadas com luz indireta.

A exposição direta ao sol pode ser prejudicial às orquídeas, causando desidratação, queimaduras solares, descoloração das folhas e queda prematura das flores. Por outro lado, muita pouca luz solar também pode ser prejudicial, resultando em uma planta fraca que floresce com menos frequência.

Portanto, o equilíbrio ideal para as orquídeas é a luz solar indireta suficiente, evitando a intensidade da luz solar direta.

9. Não vá aforgar as raízes!

Substrato para orquídeas
Imagem: Youtube

Já abordamos como aquecedor excessivo, fertilizantes, luz solar direta, poda e apenas restritivo podem ser interesses para uma orquídea. Outro fator igualmente nocivo é o excesso de rega.

A tendência humana de regar abundantemente as plantas domésticas pode ser especialmente prejudicial para as orquídeas, sendo inclusive mais arriscada do que esquecer-se de regá-las. O excesso de água pode levar ao podridão das raízes, um problema sério que pode resultar na morte da planta, pois impede uma alimentação adequada.

Embora possa parecer contra-intuitivo, é melhor permitir que a orquídia seque bastante antes de regá-la novamente. Isso não só é menos prejudicial, mas também ajuda a determinar a frequência ideal de rega.

10. A má qualidade da água pode prejudicar a sua orquídia

poor water quality can have a negative effect too 1694638657
Imagem: possívelPricha/Shutterstock

Para muitos, a escolha da água para observar orquídeas pode não parecer um grande problema, mas se você deseja aprimorar seus cuidados com essas plantas, vale a pena explorar como a qualidade da água afeta sua saúde. As orquídeas, em seu habitat natural, são regadas com água da chuva, livres de sais solúveis, o que é benéfico, já que elas preferem menos sal. Elas também prosperam melhor com um pH moderadamente alcalino. Compreender a qualidade da sua água pode te ajudar a selecionar o fertilizante mais adequado, de forma semelhante a fazer um teste de solo antes de criar um jardim.

Alguns cultivadores optam por não usar água da torneira para suas orquídeas, temendo os possíveis danos causados ​​pelo cloro, embora haja divergências sobre isso. Outros preferem água de osmose reversa (RO), que necessita de um sistema de filtragem. Nesse processo, a água passa por um filtro que remove os sólidos distribuídos, resultando em água limpa para as plantas. Como a água RO é desprovida de minerais, as plantas que recebem essa água precisam ser fertilizadas para compensar a perda. Fertilizantes ricos em nitrato tendem a oferecer melhores resultados.