Usando água de arroz nas suas plantas: 5 dicas imperdíveis

Alessandra Martins
Imagem: Canva

Água de arroz pode ser um ótimo fertilizante natural para as suas plantas. Descubra como usá-la corretamente e terá sucesso na adubação das suas plantas. Siga as três principais etapas essenciais e tenha um adubo natural de fácil acesso.

Preparação, aplicação e armazenamento são as etapas da produção desse fertilizante natural. Neste artigo, descubra cinco dicas práticas para otimizar o crescimento saudável das suas plantações, usando água de arroz.

Além disso, antes de aplicar água de arroz nas suas plantações, certifique-se que o solo está bem drenado. Quanto mais água o solo conter, menor será o efeito do fertilizante. Além disso, use adubos adequados às diferentes plantações para garantir resultados satisfatórios.

No entanto, quando se trata da água de arroz, o qual é um fertilizante natural, você não precisa se preocupar, pois, esse produto é muito rico em nutrientes essenciais para a plantas. Para os jardineiros que gostam de dicas para reduzir desperdícios de água e produtos, essa dica é infalível.

Os benefícios da água de arroz para as plantas

A água de arroz tem sido usada a muito empo, para finalidades diversas, seja para amenizar doenças na pele ou para adubar as plantas. Existe certa popularidade no uso da água de arroz nas plantas e alguns estudiosos defendem que esse preparo é rico em nutrientes como NPK (nitrogênio, fosforo e potássio), os macronutrientes essenciais para o desenvolvimento das plantas.

Usando Água de Arroz nas Suas Plantas - 5 Dicas Imperdíveis. Reprodução: canva
Imagem: Canva

Os benefícios são diversos, a água de arroz ajuda no crescimento das plantas, mas não é só isso, esse produto também é rico em tiamina, um composto que ajuda a prevenir doenças nas plantas. Além disso, a água de arroz fermentada possui ação inseticidas e pode ser usada para eliminar pragas, substituindo o inseticida químico.

Como fertilizante orgânico, seu uso é largamente difundido pelas correntes agroecológicas, podendo ser usado em espécies frutíferas e hortaliças, sem risco a saúde do consumidor. Tomate, pimentão, alho e alface crescem bem quando adubadas com essa solução.

Além do NPK, a água de arroz também possui quantidades significativas de magnésio, cálcio, ferro, enxofre e vitamina B, nutrientes importantes para o crescimento saudável das plantas.

Como fazer água de arroz

Quase todo mundo consome arroz, sendo assim, a maioria das pessoas tem água de arroz em casa, a qual é geralmente descartada na pia da cozinha. O problema é que nem todo mundo conhece os benefícios desse produto e acaba descartando.

São produzidas dois tipos de água de arroz, a água de arroz cruz, lavando o arroz antes do cozimento e a água de arroz cozido, obtida quando o arroz é passado pelo escorredor. Ambas possuem quantidades significativas de nutrientes, mas a água de arroz fervida é mais rica em nutrientes, devido ao processo de fervura.

Água de arroz lavado

É um costume de quem cozinha, lavar o arroz antes do cozimento, e essa água pode ser usada de imediato ou ser armazenada para ir regando as plantas. É uma maneira sustentável de economizar água e aproveitar os nutrientes do arroz.

Usando Água de Arroz nas Suas Plantas - 5 Dicas Imperdíveis. Reprodução: canva
Imagem: Canva

Para fazer água de arroz lavado basta deixar o arroz de molho na água por cerca de 30 minutos, depois é só para por escoador de arroz e pronto, você terá a água de arroz para as suas plantas. No entanto, essa água possui apenas nutrientes presentes na casca e no farelo do arroz.

Água de arroz fervida

A água de arroz fervida é o resultado do processo de cozimento do arroz, com isso, essa água possui bem mais nutrientes do que a água da lavagem do arroz. O cozimento extrair os principais nutrientes.

Para fazer água de arroz fervida é só dobrar a quantidade de água de cozimento do seu arroz e escorrer quando seu arroz estiver pronto.

Água de arroz fermentada

Outra opção de água de arroz pode ser obtida fermentando o arroz. Para fermentar o arroz e obter essa poderosa água com poder inseticida, basta deixar o arroz em água na temperatura ambiente, por até 2 dias.

A água de arroz fermentada estará pronta, quando tiver exalando cheiro de azedo. Depois disso, é só escorrer a água e armazenar na geladeira. Para usar essa água, que é bem mais concentrada, você deve diluir pequenas porções em água filtrada, antes de aplicar nas plantas. Aproveite todos os benefícios da água de arroz para as plantas.