Vítimas de sacrifícios celtas foram atingidas por desabamento de ponte há 2.000 anos na Suíça

Daniela Marinho
Imagem: Archeo26 , CC BY-SA 4.0 , via Wikimedia Commons

Há aproximadamente dois milênios, no oeste do que hoje é a Suíça, uma pequena ponte desabou, aprisionando sob seus escombros os corpos de vinte pessoas, três vacas e dois cavalos. O que causou esse trágico evento tem sido um mistério que desafia os arqueólogos há décadas: teria sido uma inundação devastadora ou um complexo ritual de sacrifícios celtas?

Recentemente, uma pesquisa inovadora, que incluiu uma análise detalhada dos traumas nos ossos e exames genéticos, trouxe novas luzes à questão, sugerindo que a verdade pode envolver ambos os cenários. A investigação revela que os danos esqueléticos são compatíveis tanto com uma catástrofe natural quanto com práticas ritualísticas.

Além disso, a análise genética forneceu informações sobre a origem e os possíveis laços familiares das vítimas, ampliando a compreensão sobre o contexto histórico e cultural da época.

Dupla interpretação: sacrifícios celtas ou desastre natural?

Um estudo recém publicado na revista Scientific Reports trouxe novas perspectivas sobre a ponte que desabou sobre vítimas de sacrifícios celtas em potencial. Utilizando uma variedade de técnicas analíticas, os pesquisadores sugerem que o evento pode ter sido resultado de uma complexa sequência de acontecimentos, combinando sacrifícios rituais com o colapso estrutural da ponte.

No final da década de 1960, os destroços fragmentados de uma antiga ponte de madeira sobre o Rio Thielle foram descobertos, acompanhados por armas de ferro e bronze, cerâmicas e os esqueletos de duas dúzias de humanos e animais. A maioria dos esqueletos humanos recuperados pertencia a homens adultos, alguns dos quais estavam presos sob as vigas da ponte, construída originalmente em 135 a.C.

Desse modo, as técnicas de análise incluíram estudos detalhados dos ossos e artefatos encontrados no local. Esses métodos ajudaram a identificar traumas específicos nos esqueletos que poderiam estar associados tanto a um evento violento quanto a um desmoronamento catastrófico. A presença de armas e outros artefatos também reforça a hipótese de que o local pode ter sido usado para rituais de sacrifícios celtas.

Idade, sexo e ferimentos

Os pesquisadores examinaram os esqueletos humanos encontrados para determinar a idade de cada vítima na morte, sexo e presença de ferimentos traumáticos. Nesse cenário, descobriu-se que a maioria dos mortos era do sexo masculino, e cerca de metade dessas pessoas sofreu ferimentos contundentes no momento da morte.

Contudo, a maioria desses ferimentos estava concentrada no crânio, o que não condiz com os ferimentos nos membros esperados em um colapso de ponte, mas sim com traumas cranianos causados por outras pessoas.

ponte 1
Ilustração de como a ponte Cornaux/Les Sauges deve ter sido quando intacta. Ilustração de P. Roeschli, © Laténium – Parque Arqueológico e Museu, Neuchâtel

Investigações adicionais dos restos mortais dos animais não mostraram evidências de traumatismo craniano, comum em contextos de sacrifício. Isso apoia a hipótese de que o colapso da ponte pode ter sido um acidente.

Ademais, a equipe usou a análise de carbono-14 para datar 11 dos esqueletos humanos, que se situam entre o terceiro e o primeiro século a.C. Curiosamente, o esqueleto mais antigo foi datado de 361 a 152 a.C., enquanto o mais recente foi datado de 167 a.C. a 7 d.C.

os resultados sugerem, portanto, que os esqueletos encontrados no rio podem ter chegado lá em momentos diferentes, alguns devido ao colapso da ponte e outros possivelmente devido a execuções violentas.

Análises de DNA

Para aprofundar a investigação sobre as origens das pessoas encontradas, os pesquisadores realizaram análises de isótopos e DNA nos 10 esqueletos mais bem preservados. O objetivo era determinar se havia algum parentesco biológico entre eles e se cresceram fora da Suíça.

Os resultados mostraram que nove dos indivíduos eram homens e que não existiam laços genéticos próximos entre eles. A análise química indicou ainda que esses indivíduos tinham ancestrais de povos da Europa Ocidental ou Central, mas que alguns haviam se deslocado consideravelmente ao longo de suas vidas.