Vacina contra tumor cerebral maligno é segura e eficaz, relatam pesquisadores

Ruth Rodrigues
Vacina contra tumor cerebral maligno pode ter sido encontrada. (AZU/Getty)

Em uma nova pesquisa publicada recentemente na Revista Nature, cientistas se mostram otimistas com a possibilidade de terem conseguido encontrar uma vacina contra tumor cerebral maligno. Até o momento, os métodos mais eficazes para combater o câncer são a quimioterapia e a radioterapia, que lutam contra as células tumorais para evitar que essas se proliferem.

O ponto positivo, caso essa descoberta seja concretiza, é que será o próprio corpo o responsável a sofrer algumas mutações, para alertar o perigo, quando estiver doente. Afinal, essa será a resposta do sistema imunológico após receber a dose de uma vacina.

Mutações genéticas no tumor cerebral

No meio científico, esses tumores são chamados por gliomas difusos. Devido a sua complexidade, se torna quase impossível de o remover usando a cirurgia, portanto, se faz necessário que o paciente realize algumas seções de quimio e radioterapia. Mesmo atingindo pessoas diferentes, esses tumores apresentam características semelhantes quanto ao seu erro genético.

Em cerca de 70% dos pacientes atingidos com essa doença, o erro encontrado é na molécula de DNA, onde a enzima IDH1 (isocitrato desidrogenase 1) tem em sua constituição proteica, uma troca na sua estrutura em blocos.

Relacionado: Estudo mostra o motivo do tamanho dos cérebros humanos

Dessa forma, ao invés de uma enzima padrão, acaba sendo criada uma nova, também conhecida como neoepítopo. Essas novas estruturas, por serem diferentes daqueles presentes no organismo, deixam o sistema imunológico em alerta, fazendo com que eles reconheçam essa estrutura como sendo um patógeno.

A mutação IDH1 é vista como sendo a peça chave para encontrar a vacina contra o tumor cerebral. Uma vez que se trata de uma alteração muito específica, que não ocorre em tecidos saudáveis, somente onde existe a presença dessa enzima mutada. Portanto, se a IDH1 é responsável por ocasionar o problema, o único jeito de revertê-lo é tentar inibir ou desativá-la.

Pesquisas e eficácia da vacina

De acordo com a pesquisa realizada em 2019, a vacina confeccionada com um peptídeo específico fora capaz de interromper o crescimento de células cancerosas mutadas (IDH1) em camundongos. Já na versão mais recente, o projeto foi realizado com 33 pessoas, onde 30 delas tiveram suas respostas imunes estudadas.

No decorrer das observações, não houve manifestação de nenhum efeito colateral e 93% dos pacientes tiveram seu sistema imunológico demonstrando uma resposta específica conta o tumor cerebral.

Relacionado: Células do cérebro sobrevivem por 24 horas após a morte

Segundo Michael Platten, chefe da divisão do Centro Alemão de Pesquisa do Câncer (DKFZ), “não podemos tirar quaisquer conclusões adicionais sobre a eficácia da vacina deste primeiro estudo sem um grupo de controle. A segurança e a imunogenicidade da vacina foram tão convincentes que continuamos a buscar o conceito da vacina em outro estudo de Fase I”.

vacina tumor cerebral
Evolução dos 33 pacientes desde o primeiro diagnóstico. Algumas etapas importantes, como a administração da vacina (cinza escuro), pseudoprogressão do tumor (círculos vermelhos) ou estabilização do câncer (quadrados verdes), são mostradas. (Michael Platten et al. 2021)

Quanto a taxa de sobrevivência, os médicos afirmam que 83% dos pacientes, conseguem sobreviver em torno de 3 anos após o início do tratamento. Enquanto isso, em 63% dos pacientes, o tumor cerebral não progrediu durante esse mesmo período de tempo.