Connect with us

Hi, what are you looking for?

Ciência

Vacina contra vários tipos de câncer mostra resultados positivos

Há décadas os pesquisadores vem tentando desenvolver uma vacina contra o câncer. Agora, um estudo feito na Austrália apresentou bons efeitos.

vacina contra o câncer desenvolvida na Austrália
Se os estudos evoluírem, um dia as vacinas contra o câncer podem ser populares. Foto: Shutterstock.

A medicina evoluiu muito nos últimos 200 ou 300 anos, mas ainda existem muitas doenças difíceis de entender. Agora, testes em laboratórios mostraram bons resultados no desenvolvimento de uma vacina contra o câncer. Ela é capaz de vencer vários tipos cânceres, produzindo resultados positivos nos testes feitos em células humanas e camundongos.

Por enquanto o estudo ainda está numa fase inicial, com testes em laboratórios. Mas, a expectativa é positiva em relação ao futuro do combate a essa doença.

Vacina contra o câncer ainda é um sonho

A vacina contra o câncer foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Translacional da Austrália, em colaboração com a Universidade de Queensland, oferecendo ótimos resultados, ajudando o sistema imunológico de camundongos a reconhecer alguns tumores.

Continua depois da publicidade

Faz décadas que os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de algum medicamento que possa combater o câncer. A equipe pensa que a vacina pode ser utilizada contra diferentes tipos de cânceres, reduzindo a sua progressão ou mesmo prevenindo completamente o seu surgimento.

LEIA TAMBÉM: Pílula poderá fornecer benefícios cognitivos da atividade física?

“Esperamos que esta vacina possa ser usada para tratar câncer de sangue (leucemia mieloide, linfoma não-Hodgkin, mieloma múltiplo e leucemias pediátricas), além de malignidades sólidas, incluindo câncer de mama, pulmão, rim, ovário e pancreático e glioblastoma”, comentou a pesquisadora principal, a professora Kristen Radford.

Continua depois da publicidade

Tentativas de superar o câncer não são uma novidade

Desenvolver uma vacina contra o câncer não é um objetivo novo. No mundo inteiro diversas pesquisas já desenvolveram ensaios clínicos sobre o assunto. De modo geral, são vacinas que atuam de maneira semelhante àquelas usadas contra doenças comuns, utilizando células cancerígenas reversas.

Assim, as células reconhecem as proteínas que destroem a célula, criando uma memória contra elas. Dessa forma, caso as mesmas proteínas surjam em uma células cancerígena, o sistema imunológico conseguira destruí-la rapidamente.

LEIA TAMBÉM: É benéfico tomar bicarbonato de sódio com vinagre de maçã?

Continua depois da publicidade

No caso dessa vacina, sua composição possui anticorpos fundidos com uma proteína específica de tumor, para trazer uma boa resposta assim que apresentada pelas células dendríticas. Assim que a proteína era direcionada por uma destas células os pesquisadores aguardavam o seu reconhecimento pelo sistema imunológico.

Futuro pode ser promissor no combate ao câncer

Os primeiros testes feitos em laboratório indicaram que a vacina conseguiu mostrar com sucesso a proteína causadora de tumor, gerando uma resposta imune. Conforme a professora, essa vacina pode ser bastante viável no futuro.

“Ela pode ser produzida como uma formulação de nível clínico ‘pronta para uso’, que contorna os problemas financeiros e logísticos associados às vacinas específicas do paciente”, disse Radford.

Continua depois da publicidade

Ela explicou um pouco mais sobre a eficácia do método. “Essa vacina protótipo tem como alvo as principais células tumorais necessárias para o início de respostas imunes específicas do tumor, maximizando a eficácia potencial do tratamento e minimizando os possíveis efeitos colaterais”, completou.

A pesquisa foi publicada na Clinical and Translational Immunology.

Com informações de IFL Science.

Continua depois da publicidade

Populares hoje

Saúde & Bem-Estar

Uma empresa israelense chamada CorNeat Vision desenvolveu uma córnea sintética e permitiu a um homem de 78 anos, cego há dez anos, recuperar totalmente...

Tecnologia

Muitos especialistas em estratégia militar alertam que as guerras do futuro não serão terrestres, mas confrontos sob o signo da inteligência artificial e do...

História & Humanidade

Os sapiens não são a única espécie humana que já circulou pela Terra, embora hoje só nós estejamos vivos. Fora os sapiens, a espécie...

História & Humanidade

Nós possuímos, em nosso DNA, registros de um ancestral misterioso, que acasalou com espécies humanas há aproximadamente um milhão de anos.