Vacina contra vários tipos de câncer mostra resultados positivos

Erik Behenck
Se os estudos evoluírem, um dia as vacinas contra o câncer podem ser populares. Foto: Shutterstock.

A medicina evoluiu muito nos últimos 200 ou 300 anos, mas ainda existem muitas doenças difíceis de entender. Agora, testes em laboratórios mostraram bons resultados no desenvolvimento de uma vacina contra o câncer. Ela é capaz de vencer vários tipos cânceres, produzindo resultados positivos nos testes feitos em células humanas e camundongos.

Por enquanto o estudo ainda está numa fase inicial, com testes em laboratórios. Mas, a expectativa é positiva em relação ao futuro do combate a essa doença.

Vacina contra o câncer ainda é um sonho

A vacina contra o câncer foi desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Translacional da Austrália, em colaboração com a Universidade de Queensland, oferecendo ótimos resultados, ajudando o sistema imunológico de camundongos a reconhecer alguns tumores.

Faz décadas que os pesquisadores trabalham no desenvolvimento de algum medicamento que possa combater o câncer. A equipe pensa que a vacina pode ser utilizada contra diferentes tipos de cânceres, reduzindo a sua progressão ou mesmo prevenindo completamente o seu surgimento.

LEIA TAMBÉM: Pílula poderá fornecer benefícios cognitivos da atividade física?

“Esperamos que esta vacina possa ser usada para tratar câncer de sangue (leucemia mieloide, linfoma não-Hodgkin, mieloma múltiplo e leucemias pediátricas), além de malignidades sólidas, incluindo câncer de mama, pulmão, rim, ovário e pancreático e glioblastoma”, comentou a pesquisadora principal, a professora Kristen Radford.

Tentativas de superar o câncer não são uma novidade

Desenvolver uma vacina contra o câncer não é um objetivo novo. No mundo inteiro diversas pesquisas já desenvolveram ensaios clínicos sobre o assunto. De modo geral, são vacinas que atuam de maneira semelhante àquelas usadas contra doenças comuns, utilizando células cancerígenas reversas.

Assim, as células reconhecem as proteínas que destroem a célula, criando uma memória contra elas. Dessa forma, caso as mesmas proteínas surjam em uma células cancerígena, o sistema imunológico conseguira destruí-la rapidamente.