Tanto o bicarbonato de sódio quanto o vinagre de maçã podem oferecer divergentes benefícios quando são tomados separadamente. Entretanto, ultimamente muitas pessoas estão misturando os dois produtos na esperança de alcançar o ápice da saúde.
Este artigo tem o intuito de explorar um pouco mais sobre a ingestão de vinagre de maçã e bicarbonato de sódio. Será mesmo que é algo benéfico para a saúde? Oferecem mais benefícios sendo ingeridos juntos ou separados?
Benefícios isolados do bicarbonato e vinagre de maçã
O bicarbonato de sódio e o vinagre de maçã sempre foram associados a vários benefícios quando tomados de forma isolada. Por exemplo, muitos estudos comprovam que o vinagre pode contribuir para matar algumas bactérias como E. coli, S. aureus, C. albicans. E em animais, esse produto pode reduzir a pressão arterial e colesterol, melhorando os níveis de sensibilidade da insulina no sangue.
Estudos antigos também sugerem que o vinagre de maçã pode reduzir a sensação de fome e ajudar as pessoas a perder gordura corporal.
LEIA TAMBÉM: Coma uma maçã todo dia e deixe de ir ao médico. Será verdade?
Agora falando sobre o bicarbonato de sódio, pesquisas sugerem que ao ser utilizado com enxaguante bucal, ele ajuda a melhorar os esmaltes dos dentes. Além disso, muitos suplementos com o bicarbonato ainda podem diminuir os riscos de reprodução das células cancerígenas.
Misturá-los pode acabar com seus benefícios
A internet nos apresenta essa mistura como algo bom. Mas, ignoramos o fato de que nosso corpo possui o poder de se auto regular com o seu pH e o que comemos muitas vezes não possui o poder de fazê-lo. Além disso, ao realizar esse reação química, as estruturas que poderiam ser benéficas podem passar a fazer mal ao corpo.
Não existem estudos científicos que comprovam a eficácia de misturar o bicarbonato de sódio com o vinagre de maçã. Apenas conhecemos evidências que comprovam o benefício quando utilizados de forma singular e separada.
LEIA TAMBÉM: Zona de queima de gordura, a melhor forma de emagrecer?
Misturar um composto alcalino como o bicarbonato com um extremamente ácido como o vinagre pode acabar neutralizando a solução. Durante o processo de reação, as substâncias formadas soltam gases, fazendo com que você possa inchar se ingerir antes que o gás escape. Assim, pensando em todas essas reações químicas, algo fica bastante claro para a ciência: as duas substâncias podem interagir com medicamentos que você toma. Portanto, antes de ingerir qualquer uma destas receitas encontradas na internet, é de suma importância procurar um médico.
Não existe qualquer evidência científica que comprove que o uso destas duas substâncias juntas ofereça benefícios à saúde além daqueles associados à ingestão de cada um separadamente.
Uma ingestão exagerada
Uma ingestão exagerada de bicarbonato de sódio pode causar a Alcalose metabólica. Essa situação ocorre quando o sangue naturalmente não consegue mais controlar o pH do sangue especificamente por estar muito alcalino. Assim, essa condição pode causar espasmos, aumento da pressão, insuficiência cardíaca e morte.
Continuando a falar sobre ácidos, o vinagre de maçã quando ingerido por um longo espaço de tempo, pode acabar provocando queimaduras na garganta e ainda, causar corrosão na superfície dos dentes.
Pouco se sabe até mesmo sobre a segurança a longo prazo de consumir apenas bicarbonato de sódio ou vinagre de maçã. Então, é aconselhável evitar essa mistura.
Com informações de Healthline.