Connect with us

Planeta Terra

Um crocodilo raro devora pescador e tem destino trágico

Um crocodilo albino adulto vivendo na natureza é algo extremamente raro de se ver, pois eles não se beneficiam da camuflagem verde habitual.

Published

on

Em um dia, um pescador decidiu se aventurar em um rio no território Norte de Adelaide, mas enquanto se abaixava para puxar a rede de volta, acabou sendo atacado e devorado por grande um crocodilo de água salgada. O crocodilo era um meio-albino que media 4,5 metros de comprimento e é incrivelmente raro, com uma cabeça hipo-melanística, o que significa que suas escamas continham menos melanina – ou pigmento – fazendo com que adquirissem uma coloração amarela pálida.

Após o incidente, muitos pescadores ficaram indignados e o crocodilo acabou sendo morto a tiros no mesmo dia.

Advertisement

LEIA TAMBÉM: Há 210 milhões de anos, crocodilos gigantes caçavam até dinossauros

Filhotes de crocodilos albinos não são particularmente incomuns, mas é muito raro que eles consigam chegar a idade adulta, como foi o caso do animal sacrificado em Adelaide. Crocodilos com coloração albina pálida – mesmo que apenas na cabeça – não se beneficiam da camuflagem fornecida pelas escamas esverdeadas regulares, o que os transforma em alvos fáceis, então precisam trabalhar muito para sobreviver.

Advertisement

LEIA TAMBÉM: Crocodilos vegetarianos viveram nos antigos cursos de água da terra (Imagem: Adelaide River Queen Jumping Crocodile Cruises)

“Esse crocodilo em particular tinha muitas cicatrizes, falta de membros, uma enorme mordida em seu flanco. Ele passara pelas guerras”, disse Britton a James Dunlevie, da ABC News .

Advertisement

Pat Chappell, um guia turístico no rio Adelaide, disse a Dunlevie que o trecho de água era conhecido pelos habitantes locais como um local potencialmente perigoso e com alta concentração de grandes crocodilos de água salgada.

“Ele era o macho territorial dominante naquela parte do rio. Esse é o território dele e ele o patrulha regularmente. Há uma chance em cem milhões de se encontrar outro crocodilo como ele”, disse ele ao ABC.

Advertisement
FONTE / ABC News
Uma versão dessa matéria foi publicada na metade de 2019.
Advertisement

Copyright © 2025 SoCientífica e a terceiros, quando indicado.