Tubarões brancos estão se reunindo misteriosamente em um ponto do oceano

Milena Elísios
pesquisadores estão entusiasmados e confusos ao relatar que um grupo incomumente grande tubarões brancos estão se reunindo misteriosamente em um ponto do Oceano Atlântico

Os pesquisadores estão entusiasmados e confusos ao relatar que um grupo incomumente grande tubarões brancos estão se reunindo misteriosamente em um ponto do Oceano Atlântico, perto da costa da Carolina do Sul.

O OCEARCH publicou recentemente uma captura de tela de seu rastreador de tubarões mostrando um enorme grupo de tubarões brancos se reunindo perto da fronteira da Carolina do Norte e do Sul. Mais estranho ainda, o resto da costa parece não ter outros tubarões. 

Tubarões brancos estão se reunindo misteriosamente em um ponto do oceano. (Imagem: OCEARCH)
Tubarões brancos estão se reunindo misteriosamente em um ponto do oceano. (Imagem: OCEARCH)

“O que você acha que pode estar causando esta grande lacuna onde os tubarões brancos estão se reunindo neste momento. Há alguns no Golfo do México e depois um enorme agrupamento na Carolina do Norte/Carolina do Sul, mas nenhum no meio”, disse OCEARCH em um post no Facebook em 8 de fevereiro.

LEIA TAMBÉM: Este é o maior tubarão branco já captado em câmeras: vídeo

No mês passado, o rastreador mostrava pelo menos 16 tubarões brancos marcados perto da fronteira da Carolina do Norte e do Sul, com alguns outros à espreita pelos estados. Entre eles estão alguns dos maiores tubarões rastreados pela OCEARCH, incluindo um macho adulto de 4,36 metros, que foi batizado como “Murdoch” e outro tubarão de 3,8 metros chamado “Vimy”.

Os tubarões brancos (Carcharodon carcharias) vivem em oceanos de todo o mundo, se concentrando de forma notável ​​nos EUA, África do Sul, Japão e Chile. Geralmente esses animais são considerados criaturas solitárias, mas podem se reunir em determinadas circunstâncias, como o surgimento de alimentos gordurosos para comer. 

“Um dos aspectos realmente únicos da costa da Carolina do Norte, temos milhares e milhares de naufrágios. Então, quando os tubarões entram, há peixes grandes e pequenos, toda essa cadeia alimentar que agora existe em todos esses destroços”, disse Brian Dorn, diretor associado do North Carolina Aquarium em Fort Fisher, à CBS News . “Acredito que estamos vendo mais tubarões voltando por causa das proteções existentes. Portanto, é uma história de sucesso de conservação”.

LEIA TAMBÉM: Misterioso tubarão branco exibe características nunca vistas antes

Pesquisadores também notaram que um grande número de tubarões brancos faz uma peregrinação regular ao meio do Pacífico, a meio caminho entre Baja California e Havaí, esta área que foi apelidada de Café White Shark, devido a grande concentração de tubarões brancos em algumas épocas do ano.

Compartilhar