Um estudo focado em avaliar se a prática de hobbies estava associada às taxas de mortalidade em uma comunidade de idosos revelou que aqueles que mantinham um hobby sentiam que tinham um propósito na vida. Este sentimento não apenas prolongou suas vidas, mas também aumentou a expectativa de uma vida saudável.
Outra pesquisa, publicada na Psychological Science, reforçou essa descoberta. Cientistas aplicaram questionários a 6.000 adultos de todas as idades para determinar se sentiam que sua vida tinha um propósito. Quatorze anos depois, os participantes foram revisados em um exame similar. Aqueles que inicialmente relataram ter um forte propósito na vida apresentaram 15% menos risco de morte em comparação com aqueles que não tinham.
Hobbies estão diretamente ligados ao nosso sentido de propósito na vida, pois nos incentivam a aprender e nos sentir apaixonados por algo além do trabalho. Quando você se diverte com uma atividade, seu cérebro libera substâncias químicas do bem-estar, que podem equilibrar os hormônios, reduzir o estresse e melhorar o funcionamento do seu coração e sistema imunológico.
Para quem ainda não encontrou sua paixão na vida, a busca por um novo hobby pode começar por algo que sempre lhe despertou interesse. Reflita sobre as matérias que mais gostava na escola ou atividades que sempre admirou. Considere algo que gostaria de melhorar, como a forma física ou a memória, e procure um hobby que atenda a esse objetivo.
Por exemplo, o tiro com arco pode melhorar tanto a forma física quanto a capacidade do cérebro de processar memórias. Jogos de lógica são outras ótimas maneiras de manter o cérebro em forma. Se jogos não são a sua praia, experimente reacender seu entusiasmo pela culinária ou pela pintura.
Misture atividades físicas e sociais visitando seu centro esportivo local ou participando de clubes de leitura. Para os amantes da natureza, jardinagem, caminhadas e fotografia são excelentes pretextos para sair de casa. Há também hobbies como yoga e meditação, que já foram cientificamente provados para aliviar os sintomas do estresse e melhorar a função imunológica.
Lembre-se de ser gentil consigo mesmo e de ter paciência. É um mito que algumas pessoas são melhores em certas coisas do que outras; quase qualquer um pode dominar uma habilidade, desde que tenha a mistura certa de determinação e paixão. Registre sua evolução, seja por meio de fotos ou vídeos, para acompanhar o desenvolvimento nos primeiros meses e observe como sua confiança e autoestima florescem.